O que Fazer Quando o Bebê Chupa o Dedo

Chupar o dedo é algo comum entre os bebês e ao mesmo tempo preocupante para os pais, saiba o que fazer.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, 2 a 3 Anos, Até 1 Ano, Bebês, Crianças, Recém Nascidos

Que mamãe nunca se encantou com aqueles ultrassom moderníssimos 3D ou 4D que mostra com perfeição o seu bebê? E melhor ainda, mostra em tempo real o que o sapeca está fazendo dentro da sua barriga? E se o bebê estiver chupando o dedinho então? Que lindo! Tudo é lindo nesta época. Porém o bebê nasce, cresce e o hábito de chupar o dedo continua e vira um belo de um problema.

As crianças pequenas possuem o hábito de levar a mão à boca por vários motivos. Os mais conhecidos são: fase oral segundo Freud e a psicanálise, na qual os bebês possuem sensação de prazer na região oral; por ser um meio comum de experimentarem tudo tanto o que é de comer quanto um brinquedo é uma forma de tentarem conhecer o mundo e com a boca; por repetirem um comportamento que conquistaram ainda na barriga da mãe como foi visto; coçar a gengiva na fase de dentição e vários outros.

bebê com dedo na boca
Quando as crianças começam a engatinhar, continuam com o hábito que pode ser até prejudicial à saúde delas devido aos micro-organismos e outros agentes infecciosos que podem estar colocando para dentro do seu corpo ao chupar o dedo. Daí é que vem a preocupação dos pais muitas das vezes.

Dicas que podem ajudar o bebê a largar o dedo

  • Dê uma chupeta. Melhor que o dedo é a chupeta, pois, esta futuramente será mais fácil de tirar do que o dedinho do neném.
  • Tire seu dedo da boca quando ele dormir. Dormindo ele não sentirá falta do dedo, então tire da boca do seu bebê assim que perceber que ele pegou no sono mais profundo, pois antes, poderá acordá-lo.
  • Preste atenção quando e porque ele coloca o dedo na boca. Além dos motivos corriqueiros, perceba quais as manias seu bebê está desenvolvendo em relação à quando e porque chupa o dedo. Chegando as devidas conclusões tenta desvincular as causas à mania de chupar o dedo.
  • Dê para ele objetos que possam ir à boca. Mordedores, por exemplo, são ótimos recursos no caso da dentição estar sendo um dos motivos para o bebê levar a mão à boca.

menina com dedo na boca

Atitudes que fazem o bebê chupar mais o dedo

  • Brigar com ele. Chupando o dedo ele sente prazer e conforto. Se você brigar, ele automaticamente irá querer mais e mais o dedinho.
  • Tudo que ele quer tocar, você diz: “Não pode!”. Os bebês querem e precisam conhecer o mundo. Tem pais muito controladores e que não deixam o bebê fazer nada, tocar em nada. Retire objetos perigosos do alcance e espalhe alguns brinquedos próprios para que ele brinque e conheça o mundo com as mãos e não com o dedo na boca.
  • Não faça nenhuma crendice ou coloque nada que as pessoas indicarem no dedo do seu bebê. Crendices populares devem ser muito bem avaliadas para que não se coloque em risco à saúde e até mesmo a vida do bebê em risco. Colocar pimenta, por exemplo, é altamente desaconselhável.
  • Com o tempo, o crescimento e desenvolvimento do seu bebê ele tende a largar o hábito quando menos esperar. Se caso persistir por mais idade, o ideal é procurar o pediatra e um fonoaudiólogo para que juntos possam traçar o melhor caminho para acabar com este vício do bebê.
Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios