O que Fazer quando Vaza Leite dos Seios

O vazamento de leite em alguns períodos é muito comum, e os métodos para resolver esse problema são muito simples.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Um dos problemas mais comuns para as novas mamães é o vazamento de leite dos seios durante parte do período da amamentação. Muitas mulheres têm esse problema e reclamam aos médicos e pedem orientação, para o que elas consideram um inconveniente. Enquanto muitas mães sofrem com a falta de leite por algum motivo para os seus filhos, algumas simplesmente não param de produzir leite. Isso está longe de ser um problema, mesmo que cause alguns contratempos para a mamãe. E existem algumas soluções que podem ajudar ou até solucionar de vez o problema, mesmo que ele não dure para sempre.

amamentação

Normalmente esse vazamento ocorre entre os primeiros seis meses de gravidez (mais ou menos), e se normaliza depois de um tempo e no decorrer da amamentação. Nesse período em que a mamãe não tem muito o controle da quantidade de leite do seu peito, o mais indicado é a procura de orientação com o médico, mesmo que seja um problema de simples solução. Nada de ficar espremendo para tira o leite sobressalente, nem de tomar qualquer medicamento por conta própria. Esses dois erros são muito comuns em mães sem orientação, e pode prejudicar tanto a mãe quanto o bebê.

Uso do absorvente

Uma das soluções temporárias para o vazamento de leite da mamães é o uso de absorventes para os seios, que são práticos e baratos, e podem ser encontrados em diversas lojas e farmácias. Eles são absorventes descartáveis com a mesma função do absorvente íntimo, e que funciona muito bem. O uso desse absorvente não constitui qualquer constrangimento ou vergonha para a mãe, que deve se orgulhar do período em que se encontra e contar com a colaboração de amigos e familiares.

Se você não encontrar esse absorvente para vender próximo à sua casa, há diversas lojas que vendem o produto pela internet e entregam onde você estiver. Se houver muito vazamento ou o absorvente não der conta, experiente realizar compressas de água fria nos seios, para tentar diminuir o fluxo aos poucos.

leite materno

Doar Leite

Outra alternativa é a doação do leite que está a mais nos seios da mãe. Essa é uma solução que, além de resolver o problema daquela pessoa que sofre com vazamento, ajuda e muito a mães que não possuem leite suficiente para seus filhos. Há diversos hospitais e institutos que aceitam a doação de leite, que pode ser feita de forma rápida e prática. Basta que se retire o leite que sobra de forma adequada e realizar o armazenamento conforme o solicitado pela instituição que receberá a doação, e você já poderá ajudar muitas mães que precisam de ajuda com a nutrição de suas crianças.

Lembramos que a retirada desse leite pode ser facilitada pelo uso das bombinhas, que são muito populares hoje em dia e podem ser de muito auxílio nesse caso. Isso porque não é recomendado que os seios sejam espremidos para a retirada do leite, sendo que a bombinha de leite é a forma mais indicada para a doação do leite em excesso.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios