O Sono Durante a Gravidez

Veja como ter uma boa noite de sono apesar dos desconfortos

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana

Na gravidez, a mulher passa por várias fases quando o assunto é sono. E a mamãe precisa estar bem descansada para garantir as energias para o desenvolvimento do bebê. Confira algumas dicas para conseguir ter boas noites de sono, já que depois do parto dormir não vai ser tarefa fácil.

No primeiro trimestre de gestação, a mamãe sente muito sono e cansaço. Isso é devido aos hormônios, metabolismo mais lento e todas as transformações pelas quais o corpo feminino passa para poder acomodar o bebê, o que inclui a fabricação da placenta. A pressão arterial também costuma ficar mais baixa, dando a sensação de esgotamento.

Então nada de ficar lutando contra o sono: se puder, tire pequenas sonecas ao longo do dia, mesmo no trabalho, e à noite não tenha vergonha de ir para cama mais cedo.

grávida dormindo

Nesse período, muitas grávidas sentem enjoos ou outros desconfortos digestivos. Então, procure fazer pequenas refeições ao longo do dia para não ficar esfomeada à noite e comer demais. No jantar, consuma alimentos leves.

Para que o primeiro trimestre não te “derrube”, tenha uma alimentação balanceada e completa em nutrientes, já que seu corpo vai precisar de 300 calorias a mais todos os dias. Inclua verduras, legumes, frutas, carnes magras e peixes em seu cardápio. Deixe de lado as frituras e doces. Modere o consumo de sal e esqueça os refrigerantes e café. Beba muita água e sucos naturais.

Nada de ficar desanimada! No segundo trimestre de gestação a energia volta com força total: o sono está sob controle e a barriga ainda não incomoda na hora de dormir. Que tal ir atrás de todos os preparativos, como quarto, enxoval e ideias para o chá de bebê?

Driblando o desconforto

Os incômodos voltam nos últimos três meses de gravidez: o sono é mais agitado, é difícil achar posição para dormir por conta do tamanho da barriga e o bebê se mexe bastante. Como driblar a situação? Deixando a cama bem confortável: abuse de travesseiros e almofadas e mantenha o ambiente arejado, limpo e silencioso para ter uma boa noite de sono. Use pijamas e camisolas bem confortáveis e tome um banho morno antes de se deitar.

Outro problema é a vontade de fazer xixi. O útero pressiona a bexiga e a mulher terá que levantar algumas vezes para ir ao banheiro.

Muitas mulheres passam a roncar na gestação, por conta, principalmente, da retenção de líquido e isso pode atrapalhar na hora de dormir.

A ansiedade também não deixa a mamãe em paz. Realmente, é muito difícil não ficar pensando em como será o parto, como será o bebezinho, se tudo está em ordem para sua chegada etc.. Tire todas as dúvidas com o seu médico ou ainda converse com amigas e familiares que já tiveram bebês. Você ficará mais tranquila.

sono na gravidez

Exercício físico

Em toda a gestação, não deixe de praticar atividades físicas leves, que trazem sensação de bem-estar e mais disposição. Na hora de dormir, você se sentirá mais relaxada. Pergunte ao obstetra quais exercícios físicos você pode praticar.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



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