Os 3 Melhores Exercícios Pós Gravidez para Mamães

Para acabar com aquela barriguinha do pós-parto, faça os exercícios indicados disciplinadamente.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Parto

Após 9 meses de espera, você finalmente teve o prazer imensurável de ver o rostinho do seu amado bebê. Todas as atenções, carinhos e mimos estão voltados para ele, mas quando você finalmente consegue se olhar no espelho, aquele arrepio agita a sua espinha: você está imensa e flácida! Isso é normal, afinal, a anestesia incha o corpo e nele, há menos um bebê, o que deixa a pele solta. No entanto, mesmo tendo um lindo bebê nos braços, é preciso se cuidar para ser uma mãe linda e sarada, não é mesmo? Portanto, saiba quais são os melhores exercícios pós gravidez para mamães e comece a se movimentar agora mesmo!

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Cuidados Iniciais

Você pode não estar se achando muito atraente, porém, nunca inicie as atividades físicas sem antes ser liberada pelo seu obstetra, ou poderá ter problemas sérios com a sua saúde como a reabertura dos pontos da Cesárea ou da episiorrafia.

Atividades físicas na água como hidroginástica ou natação só podem ser realizadas após 30 ou 60 dias, ou poderá entrar água impura pelos furinhos do corte.

Benefícios dos Exercícios

As atividades físicas não contribuirão apenas com o emagrecimento e rigidez dos músculos, mas também para amenizar as dores nas costas, a respiração e a ansiedade. Sendo assim, são essenciais na vida de qualquer mamãe, porque cuidar de uma criança não é nada fácil, apesar de super prazeroso!

Caminhada

Como seu corpo ainda estará dolorido, comece a caminhar aos poucos, ou o quanto for possível. Nas primeiras 6 semanas, prefira dar passos que cheguem a, no máximo, 5 quilômetros por hora por 15 ou 20 minutos. Após esse período, aumente gradativamente a intensidade do exercício.

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Exercícios de Kegel

Geralmente, algumas mamães sofrem com incontinência urinária, flacidez na barriga e dores na coluna, que podem ser reduzidos com os famosos Exercícios de Kegel. Para sentir os seus efeitos, faça esses exercícios pelo menos 1 vez ao dia. São eles:

  • Abdominal Com Bola: deite-se com as costas eretas em um colchão e dobre os joelhos formando um ângulo de 90º com os pés apoiados na parede e uma bola de fisioterapia apoiada sobre as canelas como se formassem uma mesa. Segure-se nessa posição por 1 minuto.
  • Ponte: deite-se com as costas eretas em um colchão. Dobre as pernas formando um ângulo de 90º nos joelhos. Erga o quadril do chão, mas com os ombros e a cabeça ainda encostados no chão. Fique nessa posição por 1 minuto.
  • Prancha:deite-se de frente para o chão apoiando os ombros sobre as mãos. Estique os cotovelos e fique nessa posição por um minuto como se fosse uma prancha.

Yoga e Pilates

Tanto a Yoga quanto o Pilates são atividades físicas super recomendadas para as recém-mamães. Isso porque os seus exercícios são de intensidade leve, apesar de mexerem com todos os músculos e, ainda por cima, relaxam tanto a mente quanto o corpo. Com isso, você, além de ficar com o corpo lindo e tonificado, fica mais calma e tranquila para cuidar do seu bebê. Vale a pena o investimento!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



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