Os 5 Melhores Exercícios para Gestantes

A gravidez nao a impede de fazer exercícios, muito pelo contrário, requer que os faça para melhorar a sua condiçao.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez

Muitas mulheres acham que por estarem grávidas devem ficar recolhidas e quietinhas o dia inteiro para não prejudicarem o bebê. Se você pensa assim, está completamente enganada! Durante o período gestacional, as atividades físicas são de extrema importância tanto para o seu corpo quanto para a sua mente e, consequentemente, para o seu bebê. Além disso, elas ajudam a preparar o seu corpo para carregar o peso extra e para aguentar as famosas dores do parto. Entretanto, não é qualquer exercício que é indicado para as futuras mamães. Sendo assim, veja quais são os 5 melhores exercícios para gestantes e não fique parada!

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Primeiros Cuidados

Que gravidez não é doença todo mundo sabe, porém, é um estado mais delicado para a mulher e o seu bebê. Portanto, nunca inicie uma atividade física sem antes consultar o seu obstetra, pois algumas condições requerem repouso absoluto como placenta baixa, sangramento, começo de aborto, hipertensão e outras.

Caso seja liberada, basta escolher a que você sente mais afinidade e prepare o seu corpo e a sua mente nesse momento tão especial. Mas nunca se esqueça de pedir por um instrutor especializado em gravidez.

Yoga: Corpo e Mente em Equilíbrio

No Yoga, você trabalha o seu corpo e a sua mente para receber com toda a serenidade e amor o seu bebê. As posturas tonificam a musculatura para preparar o seu corpo para aguentar a carga extra e o parto, os exercícios de respiração trabalham a sua concentração e a meditação fortalece a sua mente. O equilíbrio entre as 3 esferas humanas faz com que você se sinta plenamente pronta para a maternidade.

Pilates: Força Muscular

Com o Pilates, você fortalece e tonifica os seus músculos, que deverão ser fortes para suportar o peso do bebê no seu corpo. Além disso, dá força para a região pélvica, o que é de grande importância para quem deseja ter um parto normal. Com isso, os desconfortos lombares são aliviados e há ganho de força para realizar as tarefas diárias. Porém, mesmo parecendo suave, esse não é um exercício indicado para mamães que sempre foram sedentárias ou que nunca praticaram o Pilates, pois ele é um tanto quanto pesado.

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Caminhadas: Sem Hora Nem Lugar

Se você não costumava praticar exercícios físicos antes da gravidez, esse é o mais recomendado para o seu caso, pois não exige força, elasticidade ou local adequado, podendo ser praticado em qualquer lugar. Como não causa impactos, não sobrecarrega os joelhos nem a coluna, porém, contribui para manter a forma e o condicionamento físicos necessários nessa fase gestacional.

Hidroginástica: Sem Impacto

Na água, o impacto dos exercícios é absurdamente menor e, por isso, a hidroginástica está entre os melhores exercícios para gestantes, especialmente nos últimos 3 meses. Isso porque é nessa fase que as pernas incham e as costas começam a doer devido ao peso excessivo. Com essa prática, a musculatura se torna mais forte e aguenta com mais facilidade as dores do parto.      

Treinamento Funcional

Os exercícios combinados do treinamento funcional são feitos especificamente para cada caso e, por isso, essa é uma atividade ótima para as grávidas. Ele tem como objetivo proporcionar coordenação, força, equilíbrio, flexibilidade e resistência, ou seja, tudo que a mamãe necessita nesse período tão diferenciado de sua vida.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



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