Período Fértil

Saiba quais são os dias em que a probabilidade de engravidar é maior

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Quero Engravidar

Para aumentar as chances de engravidar, a mulher precisa saber qual é seu período fértil, que são os dias em que aumenta a probabilidade de que ela esteja ovulando. Mas como saber se estou no período fértil?

Fazendo as contas

O período fértil é o tempo compreendido entre três dias antes e três dias depois da ovulação e costuma acontecer na metade do ciclo menstrual. Muitas mulheres utilizam esse método, conhecido como “tabelinha”, para tentar engravidar.

tabelinha

Para mulheres com ciclos regulares de 28 dias, é só contar 14 dias após o primeiro dia da menstruação, que é o dia mais provável em que a mulher libera o óvulo. Nesse caso, o período fértil seria do 11º dia do ciclo ao 17º dia. Para aquelas com ciclos irregulares, os médicos recomendam que haja um acompanhamento dos últimos seis ciclos menstruais, para que a mulher consiga saber quantos dias, em média, costuma ter seus ciclos.

O período fértil para engravidar compreende um intervalo de dias antes e depois da ovulação pois a fecundação pode não ocorrer necessariamente no dia em que a mulher teve relações. Isso porque os espermatozoides podem sobreviver até 72 horas no corpo da mulher e o óvulo até 48 horas. Dessa forma, a mulher pode engravidar alguns dias depois de ter tido relações.

Sinais do corpo

O corpo feminino também envia alguns sinais de que está ovulando, o que pode ajudar as mulheres que querem tentar engravidar a descobrir seu período fértil. O método chamada de “curva térmica” permite descobrir o espaço de tempo em que a mulher está ovulando. Todos os dias, a partir do 1º dia da menstruação e antes de levantar da cama, a mulher deve medir sua temperatura (na língua) e anotar. Ela vai perceber que quando estiver ovulando há uma ligeira queda da temperatura, que aumenta quando se encerra a fase de ovulação.

Outra forma, chamada de “Método de Billings”, é observar o muco cervical, uma secreção natural que a vagina elimina nos dias que antecedem a ovulação. O muco costuma ter o aspecto bastante elástico e transparente, como uma clara de ovo. No restante do ciclo menstrual, a mulher também elimina um muco, mas que é bem mais opaco e tem menos elasticidade.

Quando essa secreção apresenta bastante elasticidade indica que a fase ovulatória está se aproximando, período ideal para a mulher ter relações e conseguir engravidar. O muco tem a função de ajudar os espermatozoides a percorrer o caminho até o óvulo para que ocorra fecundação.

mulher fértil

Outro sintoma de que pode estar ocorrendo ou se aproximando a ovulação são leves cólicas, um sinal de que o ovário vai liberar o óvulo.

Muita calma

Mas, mesmo que a mulher tenha relações durante todo o período fértil, isso não garante que irá engravidar na primeira tentativa. Isso acontece porque o estresse, ansiedade e outros fatores podem atrapalhar, mas isso não é motivo de preocupação.

Caso você esteja planejando engravidar, converse com seu médico para que ele forneça todas as orientações necessárias ou até prescreva exames que ajudarão a acompanhar melhor sua ovulação.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



2 comentários

  1. tatiane

    esse mes de julho so vei para mim 1 dia e o meu bico dom peito esta doedo e duro o que será?

  2. tatiane

    e eu estou tendo corimento tambem

Comente!




*Campos obrigatórios