Picolé de Leite Materno

Uma alternativa para o calor e alívio para o nascimento dos dentinhos

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês

Você já imaginou em dar picolé para seu bebê? Calma, não estamos malucos! Ninguém vai dar um sorvete todo açucarado para um bebezinho. A ideia é oferecer picolé de leite materno para ele.

Os pediatras recomendam que até os seis meses a alimentação do bebê venha unicamente com a amamentação, não sendo necessário nem oferecer água ou chá ao pequeno. Então, que tal inovar e dar um picolé de leite materno para seu filho?

picolé de leite materno

A ideia de oferecer picolé de leite materno para os bebês começou a circular na Internet depois que o site G1 fez uma matéria com a mãe Ariane Osshiro, que resolveu preparar a receita para seu filho de oito meses. Ela pensou na receita porque mora em Campo Grande (MS), cidade que faz muito calor. Segundo a mãe, o picolé fez muito sucesso com o bebê.

Erupção dos dentinhos

Mas, além de amenizar as altas temperaturas, o picolé é uma estratégia para aliviar o incômodo do nascimento dos primeiros dentinhos. É a mesma ideia de oferecer aqueles mordedores (com gel dentro) que são indicados para colocar na geladeira. O “geladinho” diminui o incômodo tão comum no momento da erupção dos dentes.

Mas como fazer?

É muito simples fazer o picolé de leite materno: é só tirar o leite, colocar em uma forminha própria para picolés, deixar gelar e dar para o bebê. Se você não tiver forminhas próprias, utilize uma forminha de gelo comum e coloque palitos de sorvete.

  • A atenção deve ser especial na hora de tirar o leite para que não ocorra contaminação. Antes de fazer o procedimento, lave muito bem as mãos.
  • A retirada do leite pode ser feita manualmente: para isso, massageie as mamas e ordenhe o leite iniciando pela parte inferior dos seios.
  • Outra forma é utilizar bombinhas. Nas lojas você encontra bombinhas de sucção manuais e elétricas. Antes de utilizar o equipamento, faça a esterilização.
  • Certifique-se que as forminhas também estão esterilizadas. Para esterilizá-las, vale o mesmo procedimento da higienização de mamadeiras e chupetas: encha uma panela com água, espere ferver e deixe o recipiente em água fervente por 15 minutos.
  • Você pode ainda utilizar esterilizadores próprios para micro-ondas ou esterilizadores elétricos. Deixe a forminha secar naturalmente.
  • Procure não encher a forminha até a boca, porque o líquido congelado aumenta de volume.
  • A vantagem é que a mãe pode armazenar várias forminhas no freezer e oferecer ao bebê nos dias mais quentes.

leite materno

Propriedades do Leite

Nutricionistas afirmam que o leite materno congelado não perde as propriedades nutricionais, então não há com que se preocupar. Na verdade, o procedimento de fazer o picolé é o mesmo de armazenamento de leite materno.

Como no Brasil temos calor quase que o ano todo, a ideia do picolé de leite materno é muito bem-vinda. Os bebês vão adorar e fazer muita sujeira com a novidade. Então, deixe babadores e paninhos por perto.

Antes de preparar a receita, peça orientações ao pediatra para ver se não há nenhum problema em oferecer o picolé de leite materno para seu filho.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios