Por que Crianças Devem Ter uma Rotina

A rotina é indispensável para que a criança tenha melhor desenvolvimento físico e mental e viva com saúde

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 5 a 6 Anos, Crianças

A rotina faz parte da vida de todas as pessoas. Sem ela, o dia a dia pode ficar desorganizado e muito mais complicado de se lidar. Se a rotina é necessária para o adulto, para as crianças ela é indispensável.

rotina de refeições

A importância da rotina na vida da criança

A rotina tem um importante papel no crescimento e desenvolvimento da criança. É através da adoção de hábitos e da rotina do dia a dia que a criança começará a ter as primeiras noções de compromisso e importância da manutenção da saúde e necessidades básicas.

Para que seu filho cresça com saúde é indispensável que sejam adotados e respeitados alguns hábitos, que serão parte de sua rotina. As rotinas mais importantes para seu filho são: a rotina do sono, da alimentação, da higiene pessoal, do tempo livre e dos compromissos.

A rotina do sono

A partir do momento que a criança começa a ter um pouco mais de contato com o mundo exterior e passa a perceber tudo o que o mundo oferece, é natural que ela queira avançar seus próprios limites e tentar coisas novas. Muitas vezes a criança vai tentar mudar seu horário de dormir ou acordar. Essa vontade de mudar de horário é natural, no entanto cabe aos pais orientar seus filhos e dizer “não” ao hábito de dormir fora do horário.

Uma boa rotina de sono é fundamental para o desenvolvimento da criança. Enquanto ela dorme, ela cresce e se desenvolve. É durante o sono também que ela memoriza todos os aprendizados do dia.

A rotina do sono começa quando a criança ainda é um bebê. Bebês devem e precisam ter hora de dormir e hora para acordar. O ideal é que a criança durma de oito a dez horas por noite. Para o bebê, a hora de ir pro berço é no máximo às 20h30. Quando a criança cresce, a rotina de sono deve ser mantida!

Caso contrário, surgirão dificuldades de relacionamento entre os pais e filhos, além do próprio desenvolvimento da criança e sua saúde estarem prejudicados.

A rotina da alimentação

Assim como é necessário respeitar a hora de dormir, é necessário respeitar a hora de comer. Evite que seu filho faça refeições ou lanchinhos fora do horário combinado para não prejudicar sua saúde.

Além de horário, é necessário ter rotina na alimentação, oferecendo-se sempre alimentos saudáveis e naturais, evitando-se o consumo exagerado de industrializados e doces.

A rotina da higiene pessoal

rotina de banho

Acompanhe seu filho durante o banho, orientando-o a forma correta de fazê-lo. Ensine-o a lavar as mãos antes das refeições e exija que escove os dentes após as refeições e antes de dormir. Esses pequenos atos, que muitas vezes passam batidos no dia a dia, são fundamentais para a melhor saúde e qualidade de vida da criança, além de prevenir muitas doenças.

A rotina do tempo livre

Criança precisa ter tempo livre para brincar e se divertir! Portanto, respeite o horário de brincar de seu filho e participe de todas as fases!

A rotina dos compromissos

Seja ir para a escola, ao médico, ao dentista, à casa dos avós, ensine ao seu filho a importância da rotina dos compromissos. Fará grande diferença em sua vida adulta.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios