Posições para Dormir Durante a Gestação

Veja algumas dicas para conseguir ter uma boa noite de sono

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas, Semana a Semana

Vira para um lado, vira para o outro: as noites vão ser bem movimentadas no final da gravidez, dificultando uma boa noite de sono. Ao contrário do primeiro trimestre, em que a mamãe dorme a noite inteira, por conta do cansaço e do sono intensos, os últimos três meses não são nada fáceis.

A mulher fica ansiosa com a chegada do parto e o barrigão, além de trazer dor nas costas e inchaços nos pés e pernas, não ajuda a mamãe achar uma posição confortável na cama. Então, o que fazer?  A primeira dica é dormir virada para o lado esquerdo: assim você favorece a circulação do sangue para o útero e para o bebê.

Você até pode dormir virada para o lado direito ou de barriga para cima, mas essas posições podem causar mal-estar. Dormir de bruços também não causa mal nenhum ao bebê, porque ele está muito bem protegido, mas dependendo do estágio da gravidez, será quase impossível e bastante incômodo ficar nessa posição.

Abuse dos travesseiros

posições para dormir grávida

Ajuda bastante utilizar muitas almofadas e travesseiros: coloque um entre as pernas, um para você abraçar, outro abaixo da barriga… até você se sentir bem confortável. Existem umas almofadas compridas, feitas para gestantes, em que é possível apoiar todo o corpo. Se você sentir muita azia no final da gravidez, a dica é tentar dormir levemente sentada, com a ajuda de travesseiros.

Prepare-se para uma boa noite de sono

Já que é difícil achar uma posição para dormir no último trimestre da gravidez, o ideal é ir para a cama bem relaxada:

  • Deixe seu quarto bem arejado, escuro, silencioso e com roupas de cama confortáveis.
  • Tome um banho morno antes de dormir.
  • Não jante em um horário próximo à hora de deitar e prefira refeições leves.
  • Esqueça café ou outras bebidas com cafeína.
  • Tire pequenos cochilos ao longo do dia.
  • Se você pratica atividades físicas, evite se exercitar horas antes de dormir.
  • Procure ir para a cama sempre no mesmo horário.
  • Reduza a quantidade de sal em sua dieta para diminuir a retenção de líquidos que causa inchaços.
  • Outro incômodo no final da gestação é muita vontade de urinar, porque o útero acaba pressionando a bexiga. Então, não tome muito líquido à noite para que o desconforto não seja maior. Deixe para beber muita água pela manhã e à tarde.

grávida dormindo

Caso você vá para a cama e não consiga dormir, não insista: levante-se, ande pela casa ou leia algum livro para que o sono venha.

O que pode fazer a mulher acordar é o movimento do bebê, principalmente depois do sexto mês. Alguns são mais quietinhos durante o dia, mas se mexem bastante à noite. Mesmo que essa movimentação faça a mamãe acordar, certamente ela não ficará incomodada.

Se você está com dificuldades para dormir, seja porque não consegue achar uma posição confortável ou por ansiedade, não tome medicamentos ou calmantes. A automedicação na gestação pode trazer riscos à saúde do bebê. Converse com o seu médico sobre o problema e veja o que pode ser feito.

Veja no vídeo como você encontra uma melhor posição para dormir durante a gravidez.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



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