Posso Engravidar durante a Menstruação?

As situações são raríssimas, mas podem acontecer

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Quero Engravidar

Enquanto algumas mulheres não querem saber de ter relações sexuais no período menstrual, outras não se importam de fazer sexo “naqueles dias”; para essas pode pairar uma certa dúvida: será que posso engravidar estando menstruada? Apesar de ser muito raro, é possível sim que a fecundação aconteça mesmo que a relação tenha acontecido na menstruação.

gestação

A fecundação é resultado do encontro do óvulo com o espermatozoide.  A chance de acontecer a concepção é maior no chamado período fértil, que é o período compreendido entre três dias antes e três dias depois da ovulação e geralmente acontece na metade do ciclo menstrual. Para quem tem ciclos regulares de 28 dias, é só contar 14 dias após o primeiro dia da menstruação, que é o dia mais provável para ocorrer a liberação do óvulo. Nessa situação, o período fértil seria do 11º dia do ciclo ao 17º. Para as mulheres com ciclos irregulares, é recomendado que ocorra um acompanhamento dos últimos seis ciclos menstruais, para que seja possível consiga saber quantos dias, em média, costuma ter seus ciclos.

Todo mês, o corpo feminino se prepara para a gestação: o sangramento da menstruação é a descamação do endométrio, uma camada do útero, que é liberada quando não ocorreu a fecundação.

Então, parece improvável!

Sabendo disso, é realmente improvável que ocorra a fecundação se a relação acontecer durante a menstruação, já que a mulher não está ovulando. Para isso acontecer, a mulher deve apresentar um ciclo menstrual bastante curto, para que ela ovule em um período bem próximo dos primeiros dias da menstruação. A situação também poderia acontecer para uma mulher que ficasse muitos dias menstruando.

Outro dado importante é que a concepção – o encontro do óvulo com o espermatozoide – não acontece necessariamente no dia em que a mulher teve relações sexuais. Isso ocorre porque os espermatozoides podem sobreviver até 72 horas no corpo feminino e o óvulo até 48 horas. Dessa forma, a mulher pode engravidar alguns dias depois de ter tido relações.

fluxo menstrual

Assim, caso você tenha ficado menstruada no dia 15 do mês, teve relações no final da menstruação, por exemplo, dia 21 e ovulou dia 24. Vamos dizer que o espermatozoide tenha sobrevivido por 72 horas e encontrado o óvulo: pronto, você ficou grávida tendo relações durante a menstruação.

O que pode acontecer também é a mulher ter algum escape no meio do período menstrual, achar que é menstruação e não se proteger para ter relações sexuais, o que aumenta as chances de ela engravidar. Por isso, é importante a mulher conhecer bem o seu período menstrual e período fértil para que fique alerta para qualquer anormalidade: um sangramento fora da menstruação exige acompanhamento do ginecologista.

A dica para quem não quer engravidar é sempre se proteger em qualquer dia do mês: e não basta só a pílula ou DIU, é importante usar camisinha para evitar também doenças sexualmente transmissíveis.

Saúde

Os médicos não recomendam o sexo durante a menstruação para evitar o risco de infecções. Além disso, a relação pode ser desconfortável para mulher, já que a região genital está bastante sensível.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



2 comentários

  1. elismaura

    eu fisso sexo com meu namorado mentruada minha mentruacao era pra dia sete desse mese e ainda nao veio e tbm eu nao tormei menhum remdedio quando eu fisso sexo

  2. elismaura

    sera q to gravida

Comente!




*Campos obrigatórios