Pré-Natal

Veja quais as recomendações para você acompanhar a sua saúde e a do bebê

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana

Assim que você descobre que está grávida, deve procurar um obstetra para fazer um acompanhamento regular da gestação. Geralmente, as consultas são mensais e tem o objetivo de monitorar a saúde da mamãe e o desenvolvimento do bebê. Saiba que o compromisso mais importante da mamãe nos nove meses de espera é esse acompanhamento, chamado de pré-natal.

A primeira recomendação para a mulher é, assim que confirmar a gravidez, começar o quanto antes o exame pré-natal. Isso porque além dos exames que o médico irá prescrever, ele dará orientações para a mamãe seguir no dia a dia.

Se a gravidez estiver transcorrendo tranquilamente, o médico irá realizar consultas todos os meses até o sétimo mês e, a partir do oitavo, as visitas ao obstetra serão mais constantes e, na reta final, no nono mês, é provável que esse acompanhamento seja semanal.

Nas consultas, aproveite para tirar todas as dúvidas, como relatar se você está sentindo algum incômodo. O médico irá acompanhar o seu peso, pressão arterial e a altura do útero.  Além disso, irá prescrever vitaminas, como o ácido fólico e algum medicamento específico para que gravidez evolua com bastante tranquilidade.

Exames para a mamãe

pré natal

No primeiro mês, você terá que realizar um hemograma: para apontar seu tipo sanguíneo (ABO e Rh), taxa de glicose, além de pesquisa de toxoplasmose, rubéola, HIV e hepatite. O médico também irá pedir um exame de urina. Esses são os exames prescritos para todas as grávidas, mas dependendo da condição de saúde da mamãe, como idade avançada ou doenças prévias, como diabetes, hipertensão ou até histórico de câncer e outras, serão pedidos exames específicos.

Já no segundo mês, a mamãe irá fazer ultrassom transvaginal para mostrar se o embrião está implantado de forma correta no útero, além de determinar o tempo de gestação (marcado em semanas). Nos outros meses, serão realizadas outras ultrassonografias, que irão avaliar se tudo está transcorrendo bem dentro da sua barriga.

No meio da gestação, o médico pede um novo exame, para medir a sobrecarga de glicose e saber se a mulher desenvolveu diabetes gestacional. O médico também irá verificar o nível de ferro no sangue.

Exames para o bebê

exames

Para acompanhar a saúde do bebê, serão realizados exames de ultrassonografia, que irão medir os batimentos cardíacos do feto, além de aferir outras medidas, como tamanho do fêmur, da cabeça e outros, além de verificar se malformações.

O ultrassom também mostra o peso do bebê, o líquido amniótico, bem como  se a placenta está “trabalhando” corretamente.

Entre a 11º e 13º semana de gravidez, é realizado o exame de translucência nucal, que mede a espessura da nuca do bebê e consegue detectar se há alterações cromossômicas. Qualquer alteração nesse exame levará o médico a pedir um exame mais específico para confirmar a suspeita. No sexto mês, é feito o ultrassom morfológico com Doppler, que verifica órgãos, ossos e o fluxo do sangue do bebê nas artérias e cordão umbilical.

O exame pré-natal tem como objetivo detectar problemas para a saúde do bebê, que, muitas vezes, podem ser tratados ainda na gestação.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



2 comentários

  1. Valesca

    Estou gravida d 8 Mêses estou me sentindo mt encomodada e com ejoo,não esta saindo leita dos meus ceios isso é normal?!

  2. Cacau

    Estou com 24 semanas, quero bater uma morfológica queria saber se posso bater essa ultra com 24 semanas e 6 dias ?

Comente!




*Campos obrigatórios