Primeiros Passos do Bebê

Saiba como incentivar o seu filho a locomover-se sozinho

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês

Seu filho cada dia atinge mais uma etapa de seu desenvolvimento: aos seis meses consegue ficar sentado sem apoio, por volta dos oito meses já começa a desbravar o ambiente engatinhando e, na sequência, já pode ficar de pé se apoiando em algum móvel ou segurando em suas mãos.

Entre nove meses e um ano, ele aprende a dar os primeiros passinhos sem se segurar em nada. É uma alegria para os pais ver o pequeno locomover-se pela casa. Mas não se preocupe se o seu filho demorar um pouco para andar: algumas crianças começam a andar até com um ano e seis meses. O importante é sempre observar se houve algum avanço no desenvolvimento do bebê. Caso ele atinja um ano e seis meses e não consegue se locomover, converse com o pediatra.

primeiros passos do bebê

Mas como ensinar seu bebê a andar?

Você pode ficar na frente dele de braços estendidos, chamando-o para que ele chegue até você.  Comemore cada passinho com ele, assim ele ganha confiança e consegue se aprimorar cada vez mais. É importante incentivá-lo, mas sem forçar nada. Quando você menos espera, ele está pulando e correndo para todos os lados. Existem também alguns brinquedos em que a criança pode andar se apoiando (certifique-se que o brinquedo apresenta estabilidade para que não caia).

Especialistas desaconselham o uso de andador porque força a criança a andar na ponta dos pés e prejudica a coluna. Além disso, o equipamento pode causar algum acidente, caso esbarre em algum obstáculo.

No início o bebê anda na ponta dos pés e só depois se acostuma a colocar o pé inteiro no chão. Não é necessário que ele use sapatos para andar, o melhor é deixa-lo descalço, o que facilita o equilíbrio. Com um pouco de prática na arte de andar, o pequeno vai descobrir como se agachar e sentar sozinho quando estiver de pé. No começo, ele terá dificuldades, mas rapidinho vai perceber como deve dobrar os joelhos para conseguir a façanha.

Atenção redobrada

Esteja sempre supervisionando o bebê quando ele aprende a andar. Verifique se o espaço não oferece perigo e procure deixar o chão limpo e livre de objetos pequenos que ele possa engolir. Atenção para os móveis com pontas, tomadas, portas e escadas.  Em lojas de produtos para bebês, você encontra itens para a segurança do seu filho, como protetores de pontas de móveis, de tomadas etc..

Depois de um ano, o bebê aprende a escalar cadeiras e sofás, portanto fique de olho para que ele não se machuque. Não deixe nada que ele possa escalar perto de janelas, principalmente em apartamentos (se não tiver grades, providencie já ou coloque telas de proteção).

Sem se apavorar!

No início, o bebê pode se desequilibrar e cair, por isso esteja sempre por perto! A queda vai ser inevitável, então os pais devem encarar isso de forma natural, sem ficarem apavorados para não assustar a criança. Se ele se machucar, é só acalmá-lo e incentivá-lo a tentar de novo.  Dê parabéns a cada conquista e deixe sempre o espaço com segurança para que nada grave aconteça.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios