Primeiros Sinais do Bebê

Como perceber que engravidou e quando o bebê começa a se mexer

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana, Será que estou Grávida

As primeiras semanas de gravidez podem passar sem ser notadas pela mamãe. Para aquelas que já têm filhos pode ser mais fácil identificar os primeiros sinais do bebê na barriga. Mas e a mamãe de primeira viagem, como perceber que engravidou?

Logo nos primeiros meses, não dá para notar nenhum movimento do feto. A mãe só tem certeza de que ele está lá quando vê a imagem na ultrassonografia. Mas depois que ocorre a fertilização, o corpo feminino já começa a dar sinais de que o bebê está a caminho.

sinais de gravidez

Primeiros Sinais

Para algumas mulheres mais sensíveis e que estão há vários meses na tentativa de engravidar, qualquer mudança, nem que seja pequena, já é sinal de gestação. Mas pode ser que para a maioria, a não ser que a menstruação atrase, isso não seja tão simples. Veja quais indícios apontam a presença do feto:

  • Cólicas leves ou pequeno sangramento: podem indicar a nidação, que é a fixação do embrião no endométrio.
  • Dor e maior sensibilidade nas mamas, com escurecimento dos bicos e veias mais aparentes.
  • Cansaço e sono fora do normal.
  • Sensação de bolo no estômago.
  • Enjoos, principalmente pela manhã ou vômitos.
  • Maior vontade de urinar, por conta da ação dos hormônios.

Esses sinais acontecem devido às mudanças hormonais pelos quais o organismo da mulher passa logo após a fertilização. Um dos hormônios é o gonadotrofina coriônica humana (hCG), produzido pelo embrião.

Se você sentir algum desses sintomas, que podem ou não vir juntos e estiver com a menstruação atrasada, faça o teste de gravidez. Existem os testes simples de farmácia, que são feitos em casa, com a urina. Caso dê positivo, agende uma consulta com o obstetra, que solicitará o exame de sangue para confirmar a gravidez. Aí é só começar o pré-natal.

Sinais Claros do Bebê

E depois que a mulher já sabe que está grávida? Como perceber os sinais do bebê? A mãe vai acompanhando o desenvolvimento do bebê pela ultrassonografia, mas fica muito ansiosa para sentir o bebê mexer. Isso acontece no quarto ou quinto mês de gestação e, no começo, os movimentos são bem leves, deixando a mulher até em dúvida: ela chega  a confundir com gases ou com a sensação de bolhas se movendo na barriga.

primeiros sinais

Depois o bebê começa a se mexer mais e chega a formar saliências no abdômen. Até outras pessoas, quando colocam a mão em sua barriga, conseguem perceber os movimentos do bebê. Ele dá cambalhotas, chutes, se estica todo e, dependendo do ritmo do bebê, esse “mexe-mexe” acontece com mais frequência em determinado momento do dia. Alguns adoram fazer festa de madrugada, por exemplo.

O bebê pode fazer algum movimento em resposta a alguma música ou mudança de luminosidade. Em alguns casos, ele se mexe depois que a mãe se alimenta ou quando ele escuta a voz do pai. A movimentação fica mais intensa à medida que o bebê cresce e se desenvolve e, no final da gestação, diminui porque o bebê já não tem tanto espaço na barriga.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



12 comentários

  1. patricia

    boa tarde ,tomei anteconcepcional de um mes ´já vai fazer dos mes q a mestruacão não vem é normal por eu não ta gravida .

  2. Diliane

    Boa noite minha mestruação veio no dia 10/06 e no dia 29/07 veio novamente mas só ficou 3 dias bem pouco,será que estou gravida,logo no inicio fiquei enjoada,e azia,mas agora só sinto sono muito sono e cansada.. estou muito ansiosa mas tou em duvida se faço ou não o teste,tenho medo de dá negativo me ajudemm

  3. kamilla

    Diliane, esses sao os primeiros sintomas.. minha menstruação atraso e dps de 1 semanas desceu um sangue bem clarinho 3 dias no 4 dia um borro e acabo. acho q foi a nidação. mais cada um reage de um jeito primeiro senti os seios doerem bastante dps de 1/2 semanas disso e dps sentia muito cansaço e sono.

  4. Nathy

    ooi meu nome e Nathalia , bom tive relaçao com meu marido dia 3 de novembro e ele Gozou dentro mais no outro dia minha Mestruação desceu fico ate o dia 9 de Novembro sinto mt enjoo e sono e cansaço fico nervosa com tudo , sera que posso ta gravida por farvo mim ajude 🙁

  5. Hellen

    Boa tarde, minha ultima menstruaçao veio dia 22/10 e terminou dia 25/10,fiz sexo sem proteção dia 02/11 e 11/11, será que estarei gravida?

  6. paula

    boa eu tomei umas duas vez enjecao de três mês mais ae hj a minha mestruacao não desceu eu não to evitando não eu to dando mama sera que eu possa ta gravida amamentando meu marido so ta lagando dentro

  7. Ana Cláudia

    Parei a injeção dia 09/12/13, minha menstruação era para ter descido dia 29/12/13 e ate a presente data nem sinal. Fiz um beta há 3 dias e deu negativo, mas sinto dor no pé da barriga, urino muito, sinto queimor e as vezes dor no estômago. Uma fome grande, levantei duas vezes pela madruga, para comer e as aréolas dos meus mamilos estão escuras. Até meu marido viu, pois tinha e tenho receio que seja psicológico. Quais minhas chances?

  8. michael

    mina namorada teve enjoo e tontura 6 dias da menstruação dela i depois dissu n teve mas nd a mestruação dela é amanha dia 06/02/14 sera ki ela ta gravida alguem pode me responder o mais rapido possivel hoje ainda ??

  9. Anônimo

    gente meu teste sai hj no começo pensei besteiras e tudo mas hj estou tao feliz peço perdão a Deus pelos meu pensamentos mas ele sabe que esse filho vai ser muito amado

  10. Naty

    Boa Tarde, estou com muita dor de cabeça e ânsia, e hoje vontade de urinar mas quando vou ao banheiro sai pouco e clarinho, passei por uma cauterização há 1 mês e já estou treinando, posso estar grávida??

  11. Luana

    Olá! Não uso pílula desde abril, meu ciclo está sendo de 31 dias e minha M veio dia 30/05, não tive cólicas, o fluxo foi menor e durou 4 dias. Dia 19/06 tive sangramento, durou apenas dois dias, fluxo pequeno e senti umas pontadas na parte de baixo da barriga. Será gravidez?Quando devo fazer o teste?

  12. Anônimo

    dia.eu tenho 35 anos e tenho uma filha de 14 anos e estou tentando engravida ja faz um bom tempo, ai no mes de outubro eu perdi uma gestaçao de 4 semanas, e em dezembro fui ao medico achando que estava gravida eu estava com um cisto de 7 centimetro, o medico me ancaminhou para fazer a cirurgia.antes de fazer a cirurgia eu fiz um outro ultrassom que constou que tinha diminuido o cisto e que nao precisava opera..gloria a deus,,só que eu ando sentindo a minha barriga estufa.principalmente na parte da tarde..e sinto uma bola na barriga.e sei que nao é gases tbm, to me sentindo muiito estranha.sinto incomodo deitar de brusso. veio 2 dias e meio de menstruaçao pra mim..alguem ja passou por isso?? meus esames que faço da td normal comigo..o que sera pode ser isso, sera que o cisto voltou??? .

Comente!




*Campos obrigatórios