Quantos Quilos Posso Engordar em uma Gravidez?

O excesso de peso pode ser prejudicial para a saúde do bebê

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Alimentação, Gravidez, Saúde

Mesmo as mulheres que sempre sonharam com a gestação ficam preocupadas em engordar demais no período e ter dificuldade de perder o peso extra depois do parto. Saiba que a mulher deve mesmo ficar atenta à balança e não por questões estéticas, mas para garantir o bom andamento da gravidez e a saúde do bebê.

Mas quanto a mamãe pode engordar durante a gravidez? O ideal é que ela ganhe de 9 a 12 quilos durante os nove meses. Veja o que entra nessa soma: peso do bebê, placenta, útero (que aumenta de tamanho), líquido acumulado (incluindo o líquido amniótico), seios (que ficam maiores) e estoque de gordura acumulado para garantir energia para a gestação e amamentação.

Se a mulher não engordar muito durante os nove meses, ficará muito mais fácil perder peso depois do parto, isso porque a amamentação traz um grande gasto de energia e ajuda no processo.

medindo a barriga

Então, depois do resultado positivo de gravidez a palavra de ordem é controle: leve em conta todas as orientações do seu obstetra e atenção ao cardápio. Esqueça a famosa frase “a gestante deve comer por dois”, porque isso não é verdade. A mulher vai passar a comer mais sim, mas deve ter uma alimentação equilibrada, com muitas frutas, verduras, legumes, carnes e cereais. Evite frituras, dando lugar a assados e grelhados. Prefira refeições feitas em casa e evite os fast foods.

Coma doces com moderação e esqueça bebidas alcoólicas, café e refrigerantes: tome muita água e sucos naturais. É claro que de vez em quando você pode comer um chocolate ou outra guloseima, mas sem exageros.

Realizar alguma atividade física também ajuda no controle de peso na gestação. Pergunte para seu o médico quais atividades você pode realizar. São recomendadas práticas leves, como caminhada, hidroginástica e yoga. A atividade física também ajuda a grávida a ter melhor disposição e a dormir melhor.

Consequências

O excesso de peso na gestação pode ter como consequência a diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia, que é caracterizada pelo aumento da pressão arterial e edemas na gestante, o que pode ser perigoso para a mãe, para o bebê, com o risco de parto prematuro.

grávida na balança

Se a mulher está planejando engravidar e está muito acima do peso, o ideal é que tente emagrecer antes de ficar grávida. O mesmo vale para mulheres que estão magras demais: é importante que esteja no peso certo ao engravidar, para não correr o risco de ter anemia na gestação ou de comprometer o desenvolvimento do bebê.

Não Faça Dietas na Gestação

Caso você tenha engravidado e está acima do peso, saiba que não é o momento de fazer regime. A restrição alimentar pode ser prejudicial para a saúde do bebê. A regra é se alimentar direitinho, com um cardápio saudável e variado. Uma dica é fazer várias pequenas refeições ao longo do dia, assim você não sente fome e não precisa fazer pratos grandes. Muitas mulheres que engravidam e estão acima do peso, só de modificar o cardápio, acabam emagrecendo nos primeiros meses de gestação.

Um Programa Eficiente para Controle do Peso

A mulher para conseguir manter a boa forma e não engordar tanto na gravidez deve tentar seguir algumas atividades físicas de maneira moderada além de controlar bem a alimentação. Um programa que tem sido bastante recomendado é o da Mamãe saudável, que ajuda a mulher entrar em forma durante e após a gravidez de maneira saudável e sem prejudicar o bebê. Se quiser saber mais sobre esse método clique na imagem abaixo:

mamãe saudável

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



1 comentário

  1. marleide

    to com sensaçao que estou gravida mais nao tenho certeza

Comente!




*Campos obrigatórios