Queda de Cabelo na Gravidez

Como há uma grande alteração de hormônios durante a gravidez, é comum que as futuras mamães percam mais cabelo que o habitual.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Embora muitas mulheres percebam que os seus cabelos fiquem mais sedosos, grossos e brilhantes, uma parte delas reclama bastante da queda dos fios. Se isso acontece com você, não se preocupe, pois como o seu organismo está sofrendo uma grande alteração hormonal, é comum que ela atinja os cabelos. Entretanto, há mecanismos que podem fazer com que essa queda diminua, contanto que seja sob a supervisão do seu obstetra, já que agora você carrega uma vida delicada no útero. Sendo assim, conheça um pouco sobre a queda de cabelo na gravidez:

queda-de-cabelo-na-gravidez

Por Que Os Cabelos Caem?

Durante a gravidez, os hormônios responsáveis pela regularização do ciclo reprodutivo feminino são produzidos em grande escala, principalmente o estrogênio e a progesterona. Isso faz com que os fios se tornem mais fortes, porém, para que isso aconteça, os hormônios masculinos também devem ser produzidos na mesma escala para que possam ter a oleosidade natural, evitando o seu ressecamento e quebra.

Você pode estar se perguntando: “Mas eu produzo hormônio masculino?” Sim, claro que em níveis muito menores que os homens. A produção da testosterona é realizada tanto nos ovários quanto nas glândulas suprarrenais e, quando em conjunto com a progesterona, contribui para que a secreção das glândulas sebáceas seja estimulada, o que torna a pele e o cabelo mais oleosos. No entanto, quando essa oleosidade é excessiva, os fios caem facilmente a partir da raiz, mas quando é muito reduzida, os fios se tornam quebradiços e se partem em vários pontos.

O Que Causa Essa Queda?

Há vários motivos que podem contribuir para a maior queda de cabelo durante a gravidez, sendo os mais comuns o aumento da produção de progesterona; o excesso da oleosidade do couro cabeludo; o déficit de nutrientes; o estresse e a ansiedade. Contudo, se você começar a perceber buracos ou falhas na cabeça, é hora de procurar por um médico.

Como Tratar a Queda de Cabelo Durante a Gravidez

Em primeiro lugar, você deve consultar o seu médico para saber quais são os produtos que você pode ou não usar, pois está em uma fase muito delicada, sendo que há uma vida dependendo de você em seu ventre. Portanto, terá que fazer vários exames clínicos.

Normalmente, o dermatologista indica um loção fortificante que ajuda a manter os fios presos ao couro cabeludo, além de uma alimentação rica em proteínas, zinco e ferro, nutrientes que fortalecem o cabelo. Ademais, recomenda-se o uso de xampus “No” e “Low Poo”, ou seja, que não contenham parabenos, silicones e derivados do petróleo, que fazem com que os fios se soltem mais facilmente da cabeça. Nesse período, esqueça-se um pouco da vaidade e deixe de tingir os cabelos e de fazer escovas progressivas, principalmente se costuma utilizar produtos à base de amônia, química que pode afetar a boa formação do bebê ao atingir a corrente sanguínea. Por outro lado, cuide da sua alimentação e faça automassagens no couro cabeludo para estimular o crescimento dos fios com saúde, tanto para você quanto para a sua criança.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.