Refluxo na Gravidez: O Que Fazer

Siga essas dicas e você ficará livre do refluxo durante a fase mais linda da sua vida.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Na gravidez, o corpo feminino sofre inúmeras alterações para abrigar e criar uma vida que cresce em seu ventre. O fluxo do intestino se torna cada vez mais lento conforme o bebê cresce por causa das mudanças hormonais e o estômago é comprimido, forçando a comida para cima, o que gera o refluxo, ou seja, a sensação de azia, náuseas e inchaço da barriga. Para amenizar esses sintomas, saiba o que fazer quando sentir refluxo na gravidez:

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Redução da Quantidade de Alimento e Aumento das Refeições

Para que o seu sistema digestório passe a funcionar adequadamente, eliminando os alimentos ingeridos sem que eles queiram voltar, é preciso fracionar mais as suas refeições, preferencialmente em 6 vezes diárias. Inclua um lanche da manhã, um lanche da tarde e uma ceia, sempre com alimentos leves e naturais. Com isso, você conseguirá reduzir a quantidade de alimentos no prato, o que fará com que você não engorde tanto e também não acumule muita comida no estômago.

Qualidade dos Alimentos

E o que vai no seu prato? Muita comida colorida, contanto que seja natural como verduras,legumes, frutas, oleaginosas e brotos. No entanto, retire os sabores apimentados, mentolados e achocolatados da sua rotina alimentar porque facilitam que a válvula que impede o retorno dos alimentos relaxe. Além disso, evite frituras, alimentos industrializados, refrigerantes, açúcar e bebidas alcoólicas. Alguns alimentos fazem mal somente para alguns organismos. Então, preste atenção se algum outro alimento faz você sentir azia ou náuseas para retirá-lo do seu cardápio.

Durma Com a Cabeça Elevada

Para evitar que o alimento retorne para a boca, é importante dormir com um travesseiro alto ou elevar a cabeceira da cama com um calço embaixo dos pés da cama. Também há travesseiros anti-refluxo que podem ser facilmente encontrados em lojas de enxoval. Assim, sua cabeça ficará em posição mais elevada que o resto do corpo, o que evitará que os ácidos gástricos subam, causando mal estar.

Não se Deite Após se Alimentar

Que dar uma deitadinha logo após as refeições é uma delícia todo mundo sabe, não é mesmo? Entretanto, esse costume é péssimo, principalmente para quem sofre de refluxo porque o alimento fica parado no estômago. Portanto, depois de se alimentar, coloque as pernas sobre uma superfície mais alta e mantenha-se sentada para que a refeição desça. Espere cerca de 2 horas e então pode se deitar tranquilamente.

Não Se Estresse

Durante a gravidez, é comum que as mulheres se sintam mais ansiosas e estressantes porque não sabe se o bebê está bem ou não ou se está fazendo tudo certo, especialmente se for a primeira gravidez. Porém, todo esse nervosismo faz com que a produção do ácido gástrico aumente e a circulação do sangue ao redor do intestino reduza, o que piora os sintomas do refluxo. Dessa forma, experimente fazer algumas terapias de relaxamento como Yoga ou meditação para que você passe a sua gravidez tranquilamente e o seu bebê nasça com bastante saúde.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



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