Saiba Mais sobre a Adoção de Crianças
A adoção é uma excelente opção para mulheres que sonham em ser mamães
Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Dicas
Adotar crianças além de um ato de amor e é um verdadeiro presente para a família! O processo pode ser um pouco longo e até cansativo, mas vale a pena!
Quando adotar
No Brasil existem muitas crianças que não tem família. Essas crianças ficam sob guarda do Estado, onde recebem o básico para sua manutenção de vida: alimentação, vestuário e um lugar para viver e dormir. No entanto, o que todas essas crianças querem e precisam é de um lar, de uma família, de pais amorosos que se preocupem com elas e queiram ensiná-las e orientá-las durante a vida.
Existem muitos motivos que levam as crianças para o processo de adoção: podem ser órfãos ou mesmo crianças que foram deixadas pelos pais biológicos ou retiradas de seu ambiente familiar por falta de manutenção e casos de abusos. Essas crianças podem ter qualquer idade: desde bebês recém nascidos até jovens menores de dezoito anos que lidam no dia a dia com a ausência de um lar estruturado e amor de seus pais.
Muitas mulheres têm o sonho de ser mãe. Esse sonho de vida muitas vezes não pode ser concretizado, pelos mais diversos motivos: às vezes tem dificuldade para engravidar; a mulher quer ser mãe, mas não quer engravidar e existem as mulheres que apesar de serem mães ainda têm muito amor e disposição para cuidar de outras crianças. Se você se encaixa em qualquer um desses casos, a adoção é uma excelente opção para a sua vida!
Como saber se você se encaixa no perfil de mãe adotiva
Entrar em um processo de adoção pode ser cansativo e longo, mas acima de tudo é necessário bastante maturidade e muita vontade de ser mãe por parte da mulher que quiser alcançar esse objetivo.
Existem as características de análise psicológica e socioeconômicas que são utilizadas para saber se você está preparada para a adoção. Mas antes de dar o primeiro passo, seja bem sincera consigo mesma: é isso que você quer? Se a resposta for positiva, prepare seu coração para amar uma pessoa que apesar de não ter o mesmo sangue que você te amará mais do que tudo nesse mundo!
Se você tiver dúvidas, respire fundo e pense bastante antes de dar entrada no processo. Lembre-se: a única coisa que as crianças querem é um lar e muito amor. Se você não estiver preparada para isso, respeite a si mesma! E quando estiver preparada vá em frente!
O mesmo vale para casais! Toda a família deve estar bem consciente do compromisso que estão assumindo!
Burocracia
Para dar entrada no processo de adoção:
- Procure a Vara da Infância e Juventude de sua cidade e leve a documentação solicitada
- Seu perfil será analisado, se aprovado você entrará automaticamente na lista de espera no Cadastro Nacional de Adoção
- Psicólogos e assistentes sociais acompanham todo o processo
- É possível escolher o perfil da criança que você quer adotar: quando a criança aparecer, você será avisado
- A criança será apresentada a você e vocês passaram um tempo juntos para ver se a adaptação corre bem
- No final será concedido a adoção a você!

Autora
Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.