Sangue na Fralda das Meninas nos Primeiros Dias de Vida

Sangue na fralda das meninas recém nascidas é normal, entenda o porquê e o que fazer a respeito.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Bebês, Recém Nascidos

Muitas mamães e papais ficam preocupados com uma surpresa nada agradável: encontrar sangue na fralda das meninas logo após os primeiros dias de vida.

Não importa se você é marinheiro de primeira viagem ou não, encontrar sangue na fralda da sua princesa provavelmente irá te assustar! Mas, antes de mais nada tenha calma! Nada de pânico!

fraldas

 É normal?

Sim! Um pouco de sangue em fraldas das meninas recém-nascidas é algo absolutamente natural.

No entanto, esteja atenta às características do sangue: observe se a quantidade é muito grande ou se está muito claro ou muito escuro. Lembre-se: em um bebê, o que importa são os detalhes!

Caso você perceba que isso é muito recorrente, passou de um ou dois dias e não desapareceu, o ideal é você procurar o pediatra de seu bebê e se informar!

 Por que ocorre?

Existem muitos motivos que podem causar o sangramento em bebês recém-nascidos, independente do sexo. No entanto em meninas existe ainda um fator extra que possibilita a ocorrência:

  •  Variação Hormonal: Os hormônios estão presentes em todas as fases de nossas vidas e estão sempre muito ativos no corpo feminino. Devido à alta exposição e variação brusca de hormônios nos quais os bebês estão expostos no útero da mamãe (o que é natural e necessário para o desenvolvimento saudável do bebê e prosseguimento da gestação), as meninas recém nascidas podem ter uma espécie de “mini menstruação”. Isso ocorre pelo processo natural de descamação uterina devido à queda de hormônios após o parto. Esse sangramento é bastante comum nas menininhas e freqüentemente confundido com sangramento anal ou cocô com fezes. No entanto, trata-se de um pequeno sangramento vaginal, extremamente natural (vale relembrar) que desaparecerá em ou dois dias.
  • Ingestão de pequena quantia de sangue através da amamentação: Pode acontecer com os bebês de ambos os sexos. Algumas a mamãe não percebe, mas podem surgir pequenas fissuras em seus seios, que liberam pequenas quantias de sangue que serão ingeridos pelo bebê juntamente com o leite. O sangue poderá ser eliminado no cocô e provavelmente terá um cor mais escura.
  • Assaduras ou fissuras anais: Bebês recém nascidos passam por uma fase de adaptação intestinal, que pode causar as famosas cólicas. Algumas vezes junto com essa fase de cólicas fortes surgem as assaduras e as fissuras anais, que são pequenos cortes na região do ânus do bebê provocados pela saída do cocô (principalmente se o cocô estiver mais duro do que pastoso).
  • Alergias: Alguns bebês têm alergia a leite de vaca, de caixinha ou leite em pó próprios para crianças. Mesmo os bebês que mamam no peito, podem apresentar alergia ao leite de vaca ou derivado, que são ingeridos pelas mães.

menina recém nascida

Devo consultar um médico?

Caso a menina recém nascida apresente sangue na fralda esteja atenta. Ela sente dor? O sangramento é muito recorrente? Passou dois dias e ele permanece? Seu seio está ferido e por isso ela está bebendo sangue juntamente com o leite? Em caso afirmativo a qualquer uma dessas perguntas, consulte um médico e peça orientação!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios