Sangue na Fralda: O Que Pode Ser?

O sangue nas fezes pode ser causado por diversos problemas, sendo que identificar essa causa precocemente é a melhor forma de evitar qualquer complicação.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês, Recém Nascidos

Muitas vezes nos primeiros dias ou até nos primeiros meses de vida o bebê pode apresentar sangue na fralda, o que causa determinado espanto nos pais, que acabam ficando assustados e cheios de dúvidas. O sangue por si já assusta qualquer pessoa, e se ele estiver relacionado a um bebê o susto é ainda maior.

Mas a maioria dos problemas que geram esse sangue são relativamente fáceis de resolver, sendo que alguns são até normais, principalmente em meninas. Mas se o sangue não cessar ou se os pais não souberem o que está acontecendo o médico deve ser consultado rapidamente, para que qualquer providência necessária possa ser tomada no momento certo.

bebê de fraldas

Sangue na fralda das meninas

O tipo de sangue na fralda mais comum é o que aparece nos primeiros dias de vida da menina. As recém-nascidas sofrem a influência das alterações hormonais que ocorrem no corpo da mãe, e isso faz com que uma pequena menstruação apareça. Essa pequena e rápida menstruação dura poucos dias ou apenas um, e mesmo sendo comum nas recém-nascidas pode acontecer em meninas com algumas semanas ou meses de nascimento. Mesmo que deva ser observado de perto, esse sangramento não constitui um problema e não deve ser motivo de preocupação.

Sangue nas fezes

Quando o sangue aparece nas fezes ele é mais preocupante que o primeiro caso. Sendo esse sangue observado a sua causa deve ter determinada, para que as medidas necessárias sejam tomadas e o problema não persista. Se logo nos primeiros dias as ações dos pais não fizerem efeito, o médico deve ser consultado.

Fissura anal

Um dos motivos mais comuns para o aparecimento de sangue nas fezes é a fissura anal, que é causada pela dificuldade que o bebê tem de fazer coco. Isso pode ser causado por uma prisão de ventre comum ou pelo aspecto das fezes, se estiverem mais duras e secas que o normal. Nesse caso, ao fazer coco o bebê tem a pele do ânus (que é muito fina) cortada pelas fezes, e o sangue aparece rapidamente.

fralda descartável

Para essa situação, a ingestão de água pode resolver o problema, ou até mesmo algumas mamadas a mais. Se ele já estiver com uma alimentação mais diversificada, pode-se dar mamão ou uvas para regularizar a atividade intestinal do pequeno.

Alergia ao leite de vaca

Essa alergia aparece principalmente quando o bebê adquire alergia ao leite que a própria mãe toma, quando muitas substâncias contidas no leite passam para ele através da amamentação. Essa alergia gera pequenos pontos de sangue nas fezes, o que não é grave mas deve ser resolvido. A mãe pode optar por tomar leite de soja, ou escolher um leite de vaca que tenha porções mínimas de conservantes e outras substâncias artificiais.

Reação à vacina do rotavírus

Há a possibilidade de reação alérgica à vacina do rotavírus, o que causará o aparecimento de sangue nas fezes durante algum tempo na fralda do bebê. Mas nesse caso a mãe não deve tentar resolver sozinha: o médico deve ser consultado imediatamente para que não haja qualquer outro sintoma causado pela reação.

Assaduras

No caso das assaduras o problema é mais fácil de identificar, já que ao limpar o bumbum do bebê o sangue estará lá. Mas muitas vezes quando a pele do bebê está mais sensível o sangue pode passar para as fezes e ficar visível na fralda. Nesse caso, basta um cuidado maior da mãe e um tempo a mais sem fralda para que a pele do bebê se recupere e o sangramento passe.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios