Saúde Ocular de Crianças

Conheça as principais doenças oculares e saiba se seu filho é portador de Estrabismo, Miopia ou Astigmatismo

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Crianças

Muitas das condições ou deficiências visuais começam a se manifestar na fase infantil e demandam cuidados e tratamentos próprios, para fins de manutenção da saúde do olho e possibilidade de manter ou regularizar a visão dos portadores.

As doenças oculares mais comuns são: estrabismo, miopia e astigmatismo.

óculos infantis

Estrabismo

O estrabismo é caracterizado pelo desalinhamento dos olhos, ou seja, enquanto um olho fica focado em uma direção, o outro fica direcionado para outra direção.

O estrabismo pode ser monocular, quando se apresenta apenas em um olho; ou alternante, quando se manifesta em um olho e depois no outro, de forma alternada. Existem casos de estrabismo intermitente, que só aparecem de vez em quando (facilmente notadas em fotos, por exemplo).

O estrabismo é causado por motivos diversos: dificuldade motora para coordenar o movimento dos olhos e consequência de outros distúrbios oculares que obrigam o portador a forçar a visão para enxergar melhor são os motivos mais comuns.

Um sintoma bastante comum do estrabismo é a visão dupla. Caso seu filho seja maiorzinho e apresente desalinhamento ocular, bem como se queixe de enxergar tudo duplicado, ele provavelmente é estrábico.

Atenção: muitos pais ficam em dúvida se seus bebês são estrábicos, pois facilmente eles perdem o controle do movimento dos olhos. Se isso acontece com seu bebê e ele tem menos de três meses, não se preocupe! Nessa idade o bebê ainda está aprendendo a controlar a movimentação dos olhos, bem como aprendendo a enxergar, portanto, é normal que ele perca o controle dos olhos.

Miopia

A miopia é a segunda doença ocular mais comum. Normalmente ela é identificada na fase escolar, aproximadamente na faixa entre 3 a 6 anos.

A miopia é causada por uma deficiência ocular relacionada ao formato do olho da pessoa, que impede que ela enxergue nitidamente. Embora os míopes enxerguem extremamente bem de perto eles não enxergam nitidamente de longe.

O diagnóstico da miopia deve ser feito por oftamologistas, através de aplicação de exame de leitura da Tabela de Snellen (tela onde aparecem imagens ou letras e é pedido para o paciente que ele diga se consegue enxergar nitidamente os objetos desenhados). Podem ser feitos também exames complementares e dilatação da pupila da criança.

Em casa, observe se seu filho senta-se muito próximo à TV e leva os objetos bem próximos aos olhos para poder enxergar. Pergunte ao professor se ele apresenta dificuldade na escola: às vezes o desempenho escolar cai, pois a criança não enxerga o que está escrito na lousa, cadernos ou livros.

O tratamento é feito com adoção de óculos em casos mais graves cirurgia ocular (ou adoção de lente de contato, para adultos).

Astigmatismo

saúde ocular de crianças

O astigmatismo é uma doença de difícil identificação por leigos, pois normalmente está relacionada a outras doenças oculares como miopia ou hipermetropismo.

O principal sintoma do astigmatismo é a visão embaçada ou borrada, por isso é difícil identificar em crianças, pois é necessário o depoimento dela (que muitas vezes não sabe que enxerga borrado).

O oftalmologista fará a avaliação e lhe dirá se seu filho possui astigmatismo ou não.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios