Shantala para Acalmar Bebês

Massagem indiana deixa a criança mais tranquila e ameniza cólicas

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: 1 a 2 Anos, Até 1 Ano, Bebês, Crianças, Recém Nascidos

A shantala traz muitos benefícios para o bebê, além de transmitir tranquilidade e aproximar os laços entre mãe e filho. A massagem indiana é milenar e foi descoberta do médico Frédérick Leboyer ao observar, no sul da Índia, uma mãe que fazia massagem no seu bebê com bastante intimidade, deixando o bebê bem satisfeito e relaxado.

shantala para bebê

Leboyer notou, que apesar de toda a pobreza, as crianças exibiam felicidade e saúde. Ele pesquisou sobre a massagem e viu que as mães faziam todos os dias em seus filhos. Assim, escreveu um livro sobre a shantala, difundindo-a em todo o mundo.

Benefícios da shantala

  • A shantala traz benefícios para saúde e bem-estar do bebê: a massagem é capaz de amenizar cólicas, garantir uma boa noite de sono, aumentar a imunidade, além de melhorar a respiração, digestão, prevenindo até prisão de ventre. A Shantala traz ganhos ainda para a coordenação motora e autoconhecimento corporal para a criança. Além disso, traz confiança aos pequenos, benefício importante para o crescimento e socialização.
  • A massagem não se resume apenas ao toque: faz parte da técnica toda a interação entre mãe e filho em um momento único e tranquilo, como se o bebê estivesse ainda no útero, com todo o conforto.
  • Mas atenção: a mãe não deve fazer a shantala para aliviar algum desconforto do bebê, como uma cólica. A massagem deve ser realizada com o bebê bastante calmo e não deve ser associada a um momento ruim.
  • A mãe pode fazer a massagem no bebê a partir do primeiro mês de vida, porém é preciso que ela se prepare antes. É necessário estar bem calma para não estressar o bebê e separar um tempo só para isso, sem pressa.  A massagem completa dura de 20 a 25 minutos. Escolha um ambiente tranquilo, silencioso, com luz agradável e, se preferir, pode colocar uma música relaxante de fundo.

Como fazer?

massagem em bebê

A shantala deve ser realizada uma vez ao dia. Para executá-la, a mãe deve sentar-se com a coluna ereta e com as pernas estendidas sobre um tapete ou no chão e colocar o bebê despido sobre suas pernas.  É importante tirar pulseiras, relógios ou outros acessórios que possam atrapalhar os movimentos ou irritar a pele do bebê.

Existem muitos vídeos na Internet que ensinam como realizar a massagem terapêutica e toda a mãe pode fazer.

Veja algumas dicas

  • A shantala deve ser feita utilizando um óleo vegetal para facilitar o deslizamento das mãos.
  • Posicione, inicialmente, o bebê de barriga para cima sobre suas pernas.
  • Comece a massagem pelo rosto do bebê: inicie pela região dos olhos e vá até a boca.
  • Faça movimentos no tórax em direção aos ombros.
  • Nos braços e pernas, faça movimentos de “rosquear”, massageando inclusive as mãozinhas (palma e dedos) e pezinhos.
  • Faça movimentos circulares na barriguinha da criança.
  • Depois vire o bebê de barriga para baixo e faça massagens nas costas, começando pela nuca e terminando nos pés.
  • Ao final da massagem, dê um banho no bebê: além de tirar o óleo vegetal, vai finalizar o ritual de relaxamento.
Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios