Sintomas de Gravidez

Descubra quais os indícios de que a mulher engravidou

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Será que estou Grávida

Muita gente pensa que só após alguns dias de menstruação atrasada é que dá para suspeitar de uma gravidez. Porém, algumas mulheres já sentem mudanças no corpo logo na primeira semana de gestação. Outras vão sentir que algo está diferente com alguns dias ou semanas depois que o óvulo foi fertilizado.

Mas como a mulher pode saber se está esperando a chegada de um bebê? Listamos alguns sintomas que podem indicar uma gestação. Esses indícios variam muito de mulher para mulher. Algumas futuras mamães não percebem nenhuma mudança. Mulheres podem ter alguns sintomas em uma gravidez e outros completamente diferentes em uma outra gestação.

temperatura

Outro ponto a ser observado é que muitos sinais de gravidez se confundem com os indícios de que a menstruação está chegando, por isso algumas mulheres não dão importância.

Sinais de Gravidez

Conheça os primeiros sintomas de gravidez, que podem ser observados logo nos primeiros dias ou após a primeira semana.

Atraso Menstrual

O corpo da mulher se prepara para acomodar o embrião em uma camada do útero chamada endométrio, que é eliminado na menstruação caso não tenha ocorrido a fecundação. Esse sintoma não é muito fácil de ser percebido por mulheres com ciclos menstruais irregulares ou por aquelas que não menstruam todos os meses.

Cansaço e Sono

A mulher deve ficar esperta se perceber uma fadiga ou um sono mais intenso e que considere fora da normalidade, levando em conta suas atividades diárias. São sintomas de gravidez nos primeiros dias por conta da mudança hormonal.

Mudança nas Mamas

Os seios podem ficar mais inchados, sensíveis, com veias mais aparentes e bicos mais escuros. É o corpo da mulher enviando um sinal de que já está se preparando para amamentação.

Sangramento

A implantação do embrião no útero, alguns dias após a fecundação, pode provocar um pequeno sangramento, que muitas mulheres podem confundir com o início da menstruação. Porém o sangramento é menor e mais claro do que o observado na menstruação.

Cólicas

O desconforto é sinal de que o útero está se adaptando à implantação do embrião. Algumas mulheres podem ter cólicas mais acentuadas.

Enjoos e Vômitos

O incômodo é causado pela atividade hormonal e pode acompanhar a gestante no primeiro trimestre. Os enjoos, mais frequentes pela manhã, podem ser um dos primeiros sintomas da gravidez, manifestando-se depois de duas semanas da concepção.

Vontade Maior de Urinar

A ação dos hormônios pode levar a mulher a visitar o banheiro com mais frequência. Com o desenvolvimento da gestação, esse sintoma indica a pressão do útero sobre a bexiga.

Olfato e Paladar Alterados

A mulher pode passar a gostar ou odiar algum sabor ou não suportar um cheiro de que gostava anteriormente.

Tontura e Dor de Cabeça

Na gravidez, a pressão sanguínea pode baixar e causar tonturas e a ação dos hormônios pode ocasionar dor de cabeça.

dor no baixo ventre

Mesmo com esses indicativos a confirmação de uma gravidez só será possível com um exame específico, que detecta a presença do hormônio gonadotrofina coriônica (hCG), produzido pelo embrião.

Quanto mais Cedo Melhor

É importante a mulher descobrir que engravidou o mais cedo possível para começar o pré-natal, realizar exames, evitar tomar alguns medicamentos, tudo para garantir o desenvolvimento sadio do bebê.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



4 comentários

  1. tamy cristina

    tenho tentado engravidar a um tempinho tipo ums tres meses por aí , mas numcame importei com os dias férteis, ou coisa assim esse mes resolvi investir pesado, procurei tudo na internet, pesquisei, asisti palestras, anotei tudo num caderninho aki,e marquei meus dias certinhos aki, e nem vou inventar de pular um dia ou coisa assim, este mes se deus quizer eu consigo!!minha menstruaçao acabou hoje, e ate dia 04 de março quero fazer um exame de farmacia, se eu engravidar neste período sera ate la , ja da pra saber se eu tiver gravida??? to com essa duvida, bom mes que vem apareço pra dizer o que aconteceu trocam por mim..bjo

    • lavína

      sim sim sim, mas não fique ansiosa procure relaxar e boa sorte querida que deus ilumine vc e seu marido e abençoe ricamente o desejo de vcs serem pais.

  2. keila

    esta decendo um sangramento maron e bem poquinho posso estar gravida?

  3. stephany

    minha mertruacao da vino muito des dia 17 de janeiro vem e para agora veiu com tudo nao sei oque ta conteceno

Comente!




*Campos obrigatórios