Sintomas na Gravidez que Jamais Devem Ser Ignorados

Conheça os sintomas a que você deve dar atenção especial durante a Gestação

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Problemas

Há muitos sinais durante a gravidez que jamais devem ser ignorados pelas futuras mamães, principalmente se for mamãe de segunda viagem, já que as de primeira não sabem exatamente como o bebê se comportaria dentro delas e portanto podem ignorar todo sinal diferente de seu corpo acreditando que faz parte duma gestação normal.

dor na gravidez

Prestando atenção…

Na gravidez, é importante tomar cuidado com alguns sintomas que podem significar que alguma coisa está errada. No caso de você perceber algum destes sintomas citados abaixo, procure um médico o mais rápido possível.

  • Dores na barriga: qualquer dor forte na parte superior ou no meio da barriga não pode ser ignorada. Caso você tenha percebido esse sintoma, é possível que você tenha gastroenterite ou pré-eclâmpsia. O segundo sintoma mais visto durante a gestação é dor forte no baixo ventre ou dos lados da barriga. Esse sintoma indica que seu ligamento pode estar corrompido, podendo provocar aborto espontâneo, trabalho de parto prematuro, mioma, descolamento de placenta ou gravidez ectópica.
  • Febre: Febres acima d a temperatura de 37,5ºC são um sintoma grave. É provável que você esteja com uma infecção, sendo prejudicial ao bebê. Além disso, se você tem sentido tonturas, vertigens e tendo possíveis desmaios, o problema é a sua pressão e sua má alimentação. É o mesmo caso para vômitos, você pode apresentar desidratação. Cuide-se! Está apresentando dor na hora urinar? Está com dor nas costas? Sente calafrios? Essas características combinadas podem ser um sintoma de uma infecção urinária.
  • Se você for diagnosticada por desidratação ou diabete gestacional, é possível que tenha havido um aumento excessivo de sede e diminuído sua vontade de urinar. Outro sintoma é cegueira por tempo limitado, isto é, não conseguir ter uma visão completa. Além disso, inchaço no corpo, dor de cabeça forte e ganho de massa corporal podem ser sintomas graves de uma pré-eclâmpsia.

gestante com febre

Reta final na gestação

  • Movimentos fetais: a partir da 22º semana, se você não sentir movimentos do feto em até 24h, é necessário, urgentemente, procurar um médico! Agora o problema é o sangramento vaginal, podendo ser considerado leve ou intenso. O sangramento leve indica problemas na placenta. Já o intenso, pode indicar ameaça de aborto ou uma gravidez ectópica (placenta prévia). Caso esteja nas 37º semana, é possível que seu bebê queira nascer!
  • Coceira, evacuação de aspecto anormal: Se você vem se coçando muito no corpo no final da gestação e apresentando urina escura e fezes claras, pode ser um problema no fígado (colestase obstétrica). Cuidado para não cair ou ter fortes impactos na barriga. Além de ser perigoso, pode ocorrer sangramento, perda de líquido ou contrações. Em todos os casos, vá ao hospital!

Bom, esses são os principais sintomas que você jamais deve ignorar! Lembre-se de se cuidar sempre!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios