Sono do Bebê

Algumas dicas para que seu filho consiga dormir mais horas seguidas durante à noite

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês, Recém Nascidos

Talvez uma das maiores alterações na rotina das mamães que acabaram de ter bebê é o sono. Os recém-nascidos acordam várias vezes à noite para mamar, mas, à medida que vão crescendo, é possível impor uma rotina para que eles consigam dormir a noite inteira.

sono de bebê

Dicas

Alguns bebês conseguem dormir a noite inteira aos 2 meses, mas se o seu filho já passou dos cinco meses e ainda tem problemas para dormir por várias horas seguidas, vejas nossas dicas para ajudá-lo a dormir melhor.

  • Coloque-o no berço quando estiver dando sinais de que irá dormir: quando o bebê está com sono começa a esfregar os olhos e passar as mãos nas orelhas. Ele vai se acostumar a dormir no berço e não só no colo ou no balanço de um carrinho.
  • Crie um ritual pré-sono: todos os dias, estabeleça uma programação para ser cumprida antes de seu filho dormir – seja dar um banho, contar uma historinha ou cantar uma música para ele. Bebês se sentem seguros com a repetição de hábitos. Se outras pessoas, como pai, avós ou babá também colocam o bebê para dormir, é necessário que elas também sigam o mesmo ritual.
  • Mostre a diferença entre dia e noite: de dia, deixe as janelas e cortinas abertas para a casa ficar bem iluminada e não tente evitar o barulho. À noite, procure deixar a casa mais silenciosa.
  • Deixe o bebê bem agasalhado, mas tome cuidado para não deixá-lo passar calor porque isso vai despertá-lo.
  • Vá diminuindo o ritmo do bebê à noite: mesmo que seu filho esteja cheio de energia, não faça brincadeiras agitadas ou muito barulho à noite. Vá acalmando-o para que ele pegue no sono logo. Se ele está com sono, mas não dorme, começa a ficar irritado, o que dificultará e muito o momento de ir para o berço.
  • Respeite e incentive as sonecas de dia: é importante que os bebês tirem pequenas sonecas de dia. Quando elas não ocorrem, eles ficam muito cansados e irritados.
  • Não pegue o bebê no colo no meio da madrugada: se ele chorar ou resmungar, chegue perto, faça um carinho, mas evite pegá-lo no colo, pois isso pode despertá-lo ou pode fazer com que ele associe o choro da madrugada ao seu colo.
  • Se ele chorar na madrugada, não acenda luzes ou faça barulho.
  • Tire do berço brinquedos ou outros objetos que podem distrair o bebê.
  • Não entenda qualquer resmungada de madrugada como fome: muitas mães, ao ouvirem o resmungo do bebê, acham que é hora de amamentar. Às vezes, só de chegar perto do berço, seu filho já se acalma e volta a dormir.
  • A partir dos 3 meses, estabeleça horários para o bebê dormir e acordar: é importante criar uma rotina de horário.
  • Após os 6 meses, as mamadas não vão tornar o sono do bebê melhor, isso porque podem causar gases, vontade de fazer cocô ou outros incômodos.

mamãe e bebê dormindo

Pode atrapalhar

Saiba que viagens, alguma doença ou outras mudanças podem atrapalhar toda a rotina de sono que você criou. Será necessário recomeçar tudo de novo.

Não existe uma receita mágica para os bebês dormirem: a mãe terá que ir testando algumas técnicas para facilitar o sono e o descanso do bebê e, é claro, de toda a família.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios