Tabelinha da Fertilidade

Saiba como esse método da tabela pode ajudar as mulheres que desejam engravidar

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Quero Engravidar

A tabelinha da fertilidade é um método que a mulher pode utilizar para aumentar as probabilidades de engravidar ou, pelo contrário, evitar uma gravidez indesejada. Isso porque a tabelinha nada mais é do que calcular o período fértil, sabendo quais os dias do mês em que a mulher corre o risco de engravidar.

Saiba que ele não se mostra tão eficaz para quem quer evitar uma gravidez, porque a mulher não consegue estabelecer com certeza qual é seu período fértil, evitando assim que ocorra a fecundação.

Mas como funciona a tabelinha?

Mas para aquelas que desejam ser mamãe, esse método pode ajudar e muito. Vamos explicar como funciona a tabelinha da fertilidade: em primeiro lugar, você deve calcular quando será seu período fértil, que são os dias mais prováveis em que pode ocorrer a ovulação. Assim, se a mulher tiver relações sexuais nesse dia pode ter chances maiores de encomendar um bebezinho.

tabela da fertilidade

O período fértil é o tempo compreendido entre três dias antes e três dias depois da ovulação e costuma acontecer na metade do ciclo menstrual. Para mulheres com ciclos regulares de 28 dias, é só contar 14 dias após o primeiro dia da menstruação, que é o dia mais provável em que a mulher libera o óvulo. Nesse caso, o período fértil seria do 11º dia do ciclo ao 17º. Para aquelas com ciclos irregulares, os médicos recomendam que haja um acompanhamento dos últimos seis ciclos menstruais, para que a mulher consiga saber quantos dias, em média, costuma ter seus ciclos.

Saiba que o período fértil é definido contando dias antes e depois da ovulação porque o encontro do óvulo com espermatozoide não ocorre necessariamente no dia em que a mulher teve relações. Isso porque os espermatozoides podem sobreviver até 72 horas no corpo da mulher e o óvulo até 48 horas. Assim, a mulher pode engravidar alguns dias depois de ter tido relações.

Estabelecendo quais os dias de seu período fértil, ficará mais fácil ter bons resultados com a tabelinha para engravidar. Separe um calendário e marque os melhores dias para “os treinos”.

tabelinha

Ciclos irregulares

Mas se você tem ciclos muito irregulares e acha que será difícil usar a tabelinha da fertilidade para engravidar, saiba que o corpo envia alguns sinais de que a ovulação está para acontecer.

O método chamada de “curva térmica” permite descobrir o espaço de tempo em que a mulher está ovulando. Todos os dias, a partir do 1º dia da menstruação e antes de levantar da cama, a mulher deve medir sua temperatura (na língua) e anotar. Ela vai perceber que quando estiver ovulando há uma ligeira queda da temperatura, que aumenta quando se encerra a fase de ovulação.

Outra forma é observar o muco cervical, uma secreção natural que a vagina elimina que nos dias que antecedem a ovulação costuma ter o aspecto elástico e transparente, como uma clara de ovo.

Outro sintoma de que pode estar ocorrendo ou se aproximando a ovulação são leves cólicas, um sinal de que o ovário vai liberar o óvulo.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



5 comentários

  1. isabel

    Oi eu estava tomando remedio de uso continuo cerazette nao estava menstruando.
    Quando foi no meio de março não lembro data tive um escape menstruei uns 3 dias pouco fluxo, ai em 22 de abril encerrei o remedio pois nao queria tomar mais e ate agora nao menstruei ainda ,gostaria de saber se é normal. Obrigado

  2. gecii

    Olá..eu tomava injeção anticoncepcilnal e parei de tomar…no mesmo mês que parei de.tomar fiz relação no período fértil. Estou gravida ???

  3. Anônimo

    0I DEPOIS DE MEU PERIODO TIVE RELALOES SERA K PODE SER/

  4. NEILA

    OLÁ TENHO 32 ANOS,MEU FILHO TEM 6 ANOS QUASE 7,E APOS ELE TIVE UM ABORTO COM 2 MESES DE GESTAÇÃO,E TOMEI PERLUTAM POR MAIS DE UM ANO,FAZ 5 MESES QUE NÃO USO NEM UM METODO ANTICONSEPCIONAL,E ATÉ AGORA NÃO ENGRAVIDEI,O QUE PODE ESTAR CAUSANDO TANTA DEMORA?

  5. leandra

    oi sou leandra tenho 23 anos nao consigo engravida porisso eu estoiu prsesisando a suas ajuda quem pode mim ajuda por favor me manda um email.ja fis de tudo pra em gravida mais nao consigo .eu nao sei o dia serto da minha ovulaçaO NO DIA QUE EU MESRTOU EO DIA 28 E O DIA QUE DESER PRA MIM EU NAO SEI COMO9M FOSIONA ISSO .PORISSO EUN ESTOU PRESISASNDO A AJUDA DE VCS .POR FAVOR ME AJUDA

Comente!




*Campos obrigatórios