TDAH em Crianças

TDAH é um transtorno de acomete de 3 a 5% das crianças. Saiba o que é, como identificar e os sintomas, como é feito o diagnóstico e como tratar.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Crianças

Você já deve ter ouvido falar em Déficit de Atenção ou Hiperatividade, não é mesmo? Mas afinal, o que é? Como identificar os sintomas? Como é feito o diagnóstico e o tratamento? Como identificar se seu filho possui esse transtorno?

tdah

O que é

Muitas pessoas já ouviram falar no Transtorno de Déficit de Atenção ou em casos de crianças que possuem Hiperatividade. No entanto, muitos não sabem que o déficit de atenção e a hiperatividade são, na verdade, sintomas do transtorno TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

O TDAH é um transtorno neurológico que se manifesta entre 3% a 5% de crianças em todo o mundo. Quando não identificado e tratado a tempo, o transtorno se agrava e acompanha o portador pelo restante de sua vida, influenciando em seu futuro em todas as fases: desde a infância até a fase adulta. O motivo? Ele não sabe como lidar com a situação.

O preconceito e a falta de atenção levam muitas pessoas a considerar o TDAH como um mito, uma desculpa para comportamentos de crianças que são julgadas como desatentas ou mal criadas.

No entanto, pesquisadores e cientistas renomeados debruçaram-se sobre diversos casos para estudo e apresentaram a real situação: o TDAH existe sim e deve ser tratado com respeito e qualidade.

A OMS – Organização Mundial da Saúde já considera o TDAH como um transtorno reconhecido e os Estados Unidos já possuem sistema educacional próprio para os portadores do transtorno, que assegura tratamento diferenciado que facilitará o aprendizado e superação do transtorno pela criança.

No Brasil existem muitos casos de crianças com TDAH e normalmente os primeiros a desconfiarem que a criança possui o transtorno são os pais, devido ao comportamento “fora do normal ou ensinado” a seu filho, ou na escola quando os professores começam a notar algumas características nas crianças que difere do comum.

Como identificar e quais os sintomas

Os dois principais sintomas do TDAH são: desatenção e hiperatividade-impulsividade.

A desatenção, aos olhos dos pais, pode fazer parte da fase onde a criança se encontra, quando vive em um mundo de imaginação próprio, que normalmente é inacessível aos adultos. Normalmente os pais ou os professores identificam a desatenção típica do TDAH em crianças que parecem ser muito mais desligadas do que as outras ou que perdem o interesse rapidamente, pois não conseguem se concentrar.

A hiperatividade e impulsividade é notada quando a criança parece não conseguir ficar quieta ou seguir as regras ou limites apresentadas pelos pais, escola ou sociedade. Ela pode ser notada também em adolescentes ou adultos (que possuem o TDAH, mas não foram tratados na fase infantil).

Diagnóstico

O diagnóstico do TDAH será feito por profissional médico capacitado, através de anamnese (entrevista) e questionários.

tdah: como diagnosticar

Como tratar

O tratamento para o TDAH é feito através de acompanhamento psicológico, orientação aos pais e educadores e medicamentos próprios para tratamento.

É importante que os pais e educadores da criança entendam e aceitem que ela precisa de tratamento adequado e que devem ser pacientes, portanto nada de agressividade!

Caso seu filho apresente os sintomas do TDAH leve-o a um médico e inicie o tratamento imediatamente.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios