Técnica do Copinho

Método para alimentar recém-nascidos não interfere na amamentação

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês, Recém Nascidos

Pode parecer estranho, mas muitos hospitais adotam a técnica do copinho para alimentar bebês que nasceram com baixo peso e estão na UTI neonatal. O objetivo é alimentar recém-nascidos internados, oferecendo leite aos bebês em copinhos abertos ao invés de mamadeiras para não interferir na amamentação posteriormente.

bebê bebendo no copo

É um método que pode ser utilizado para bebês de baixo peso até que eles fiquem fortes e consigam ser amamentados no peito. O copinho pode ser oferecido pela própria mãe ou por um profissional de saúde.

Ao utilizar o copinho, o movimento que o bebê faz com a língua e mandíbula é parecido com o que ele terá que fazer para conseguir mamar no peito, garantindo assim que a amamentação seja realizada sem problemas, sem o risco de o bebê rejeitar o peito materno.

Desvantagens do uso precoce da mamadeira

Oferecer mamadeira aos bebês que ainda não aprenderam a mamar no peito pode dificultar a amamentação depois porque o bebê pode fazer confusão com os bicos, não conseguindo fazer a “pega” correta do seio materno.  O bico da mamadeira pode também acumular micro-organismos, favorecendo alguma doença, como diarreias e infecções, o que pode levar à morte.

Além disso, o uso precoce da mamadeira pode trazer problemas para a arcada dentária e comprometimento da fala e até mastigação. O esforço do bebê para fazer a sucção de leite no seio materno é importante para o desenvolvimento das estruturas da face. A amamentação fortalece ainda o vínculo entre mãe e filho.

O método do copinho também pode ser feito em casa, caso o bebê precise receber leite artificial em complemento ao leite materno. A opção pode ser adotada também caso a mãe tenha que se ausentar: ela pode armazenar o leite materno para que ele possa ser oferecido ao bebê por outra pessoa.

técnica do copinho

O copinho é fácil de ser esterilizado e o ideal é que o método seja feito com um copo adequado para esse fim, com bordas que não machucam o nariz do bebê. Mas nada impede que o leite seja oferecido em um copo de vidro ou xícara, todos devidamente esterilizados e que não tenham nenhuma saliência na borda.

Postura adequada do bebê

Segundo recomendação da Unicef e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a técnica do copinho deve ser feita da seguinte forma: segurando o bebê sentado no colo, em 90°, colocar o copinho em contato com os lábios do bebê, movendo-o de forma que o leite encoste nos lábios da criança, deixando que ela tome sozinha. Não é preciso derramar o leite, o que pode ser perigoso, pois ela pode aspirar o líquido para os pulmões. Apenas deixe que o leite encoste na boca do bebê. Assim que a criança esteja satisfeita, ela para de tomar.

Leite materno sempre

É muito importante que o bebê se alimente de leite materno até o sexto mês. Os pediatras recomendam que o leite materno seja o único alimento do bebê até essa etapa, sem necessidade de oferecer chá, suco ou água. O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.