Teste de Farmácia

Método simples e rápido de descobrir se você está grávida. Veja as dicas para ter o resultado correto

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Quero Engravidar

Uma forma rápida de saber se você engravidou, é recorrer aos testes de farmácia: não precisam de receita médica, custam de R$ 13 a R$ 50 reais e são fáceis de ser realizados (em qualquer lugar que tenha um banheiro).

teste de farmácia

Porém, a mulher deve ler com muita atenção todas as instruções da bula, verificar se o produto está no prazo de validade e se a embalagem está em boas condições, fazer o manuseio correto e só realizar o teste após o atraso da menstruação.

Será que é confiável?

Mas o teste de gravidez de farmácia é eficaz? Eles garantem 99% de precisão no diagnóstico e são realizados com a urina da mulher. O objetivo é detectar a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), conhecido como hormônio da gravidez. Alguns testes são mais sensíveis e conseguem detectar concentrações mais baixas do hCG.

As principais marcas de testes de farmácia são: Baby Check, Baby Sure, Easytest, Clearblue, Confirme e Gravtest. Dentre as marcas, há dois tipos de testes disponíveis: o que vem com um copinho, onde a mulher deposita a urina, e uma tira reativa, que deve entrar em contato com essa urina. Passado alguns minutos, pode aparecer ou não uma linha colorida que indica a gravidez. Outros testes vêm com uma caneta, que é na verdade, uma embalagem plástica que protege a tira reativa, na qual a mulher urina em cima. Alguns minutos depois, também pode ou não aparecer uma segunda linha ou outro sinal, apontando a confirmação da gravidez.

É um momento muito emocionante quando a mulher vê aparecer a linha no teste, confirmando a gravidez. Mesmo que a linha colorida apareça bem fraquinha na tira reativa, é bastante provável que você engravidou, porque ela tem sensibilidade para detectar o hCG e, mesmo fraca, já mostra que detectou o hormônio.

teste comum

Saiba esperar!

Mas não é porque sua menstruação atrasou um dia que você já vai correr para comprar o teste de farmácia. Espere, pelo menos, uma semana, visto que, mesmo que você esteja grávida, pode ser que a concentração do hCG ainda seja baixa e não será detectada no teste antes desse período.

As bulas dos testes apontam que eles são 99% precisos, ou seja, tem 1% de chance de falhar. Dessa forma, podem apontar um resultado falso-positivo (em que o resultado é positivo mas não há gravidez) ou falso-negativo (em que o resultado é negativo mas a mulher está grávida). Por isso, é importante confirmar esse resultado com o exame de sangue, feito em laboratório.

Procure seu médico

Depois de realizado o teste de farmácia, caso o resultado tenha sido positivo, marque logo uma consulta com o seu médico para fazer o exame de sangue, chamado beta hCG. Ele também irá passar todas as orientações, prescreverá exames e começará a acompanhar o desenvolvimento do seu bebê com o pré-natal.

E se você realizou o exame, o resultado foi negativo e sua menstruação continua atrasada, espere alguns dias e repita o teste. Se mesmo assim continuar negativo, procure o ginecologista que irá investigar o que pode estar acontecendo.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



6 comentários

  1. jessica simplicio

    ai meu deus minha mestruaçao ta atrasada 05 meses e no começo fiz o exame de sangue e nao deu nada e agora??????

  2. ceclia gimenes gomes

    ola. boa tarde. fiz 3 teste de gravides com intervalo de 3 dias cada no 2 primeiro deu negativo no terceiro de um um palitinha rosa e um ouro muito clarinho.. mais perceptivel. achei que fasse negativo mais uma amiga disse que aconteceu o mesmo com ela e um mes de´pois descobriu que tava gravida

  3. bringel

    fiz o teste deu lista uma bem peceptivél, e a outra bem clarinha como se fosse ficar forte e terminando quase q ñ v, será q é positivo????????

  4. leandra

    oi so leandra nao consigo em gravida por favorvor me a juda nao aguento mais

  5. leandra

    presisiso da suas ajuda ja pensei a ter de mim mata .psso a deus todos os dia pra ele me abemcoar.e q ele meder um finlho.eu ja nao sei o quer fazer da minha vida

  6. fernanda maria

    mestruei dia 13 de janeiro jA faz 32 dias que não chega meu seios ta dolorido mim sentido com muito sono cansada muita fome sera que estou parei antes do dia 13 de janeiro de tomar o remedio.

Comente!




*Campos obrigatórios