Teste de Gravidez do Cotonete, Funciona?

O teste de gravidez caseiro do cotonete não é comprovado cientificamente e, por isso, prefira testes mais confiáveis como o de farmácia e o de sangue.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Será que estou Grávida

Se você está tentando engravidar ou está com medo de uma gravidez indesejada, certamente está desesperada para saber se há uma criança a bordo, não é mesmo? E a ansiedade é tanta que nem há tempo de correr até a farmácia para comprar um teste e muito menos, para fazer um exame de sangue. Há vários testes de gravidez que prometem dar resultados consistentes com materiais que podem ser facilmente encontrados em qualquer casa, sendo que um deles é o do cotonete. No entanto, será que o teste de gravidez do cotonete realmente funciona? Tire as suas dúvidas aqui e veja se vale a pena fazê-lo para acabar com a sua ansiedade:

teste-de-gravidez-do-cotonete-funciona

Como Fazer o Teste do Cotonete?

Para fazer o teste do cotonete, você logicamente precisará de um cotonete! Então, com cuidado e com as mãos limpas, insira-o no canal vaginal, de preferência, quando estiver sentada. Caso a ponta do cotonete saia com uma secreção grossa de cor amarelada escura, é sinal de que há um bebê a caminho, mas se sair branquinho, do jeitinho que entrou, é bom continuar tentando, pois não foi dessa vez!

E o Resultado é Confiável?

Na realidade, todos esses testes caseiros de gravidez não são comprovados cientificamente, além de apresentarem muitas discórdias quando realizados, pois apresentam resultados divergentes quando comparados ao de farmácia ou ao de sangue. Aliás, esses são os únicos testes eficazes, já que são capazes de captar a presença do hormônio conhecido com HCG, presente somente no sangue e na urina de quem está grávida. Sendo assim, se você quer realmente ter certeza de que está gerando uma vida, vá até a farmácia mais próxima e compre um teste, que é bastante rápido de ser feito e custa muito pouco. E para se certificar mesmo, faça um exame de sangue que pode ser realizado em qualquer laboratório ou pronto socorro. Ele demora um dia para ficar pronto, mas o seu resultado é muito confiável. Não vale a pena continuar com essa dúvida, afinal, quanto antes você descobrir, melhor será para você e para o seu bebê, que poderão levar vidas mais saudáveis como o acompanhamento médico.

O Exame do Toque do Útero

Alguns ginecologistas nem precisam da confirmação oferecida por testes de farmácia ou de sangue, pois conhecendo a morfologia do corpo feminino, podem detectar uma gravidez através do exame do toque do útero, já que esse órgão se modifica quando uma gestação está acontecendo. Você até pode tentar fazê-lo em casa, mas é preciso estar com as mãos adequadamente higienizadas e com as unhas aparadas, porque essa é uma região bastante delicada e vulnerável com relação à proliferação bacteriana. Fique de cócoras e insira o seu dedo pelo canal vaginal, tentando perceber as alterações abaixo:

  • Colo Rígido e Fechado: quando ele está com uma consistência firme e o orifício bastante contraído, significa que o hormônio progesterona está com níveis altos, ou seja, não há sinal de gravidez.
  • Colo Macio e Aberto: quando o colo do útero se apresenta dessa forma, é sinal de que a mulher está ovulando, mas se for o final do ciclo, vem menstruação por aí. Ele está aberto por estar pronto para ser fertilizado, abrindo passagem para os espermatozóides. Então, se quer ter um bebê, aproveite esse momento para namorar bastante!
Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios