Teste de Gravidez

Veja quais testes detectam que você engravidou

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Será que estou Grávida

A menstruação atrasou e você não para de pensar: “Será que estou grávida?”. Para obter a resposta, muitas mulheres correm na farmácia para comprar o teste. Mas será que eles são confiáveis? Quais os tipos de testes que existem?

O teste de farmácia é bastante confiável e muito simples de ser realizado. É feito com a urina da mulher e tem o objetivo de detectar o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), produzido pelo embrião, chamado de hormônio da gravidez.

Mas atenção, ele só será eficaz se realizado depois que a menstruação atrasar. Muitas mulheres que querem engravidar ficam ansiosas e fazem esses testes precocemente, ficando chateadas com o resultado negativo.

Nas farmácias, você encontra testes de gravidez de diferentes marcas e valores. Testes de algumas marcas podem ter uma sensibilidade maior, ou seja, conseguem detectar níveis menores de hCG, podendo detectar a gestação muitas vezes até antes do da menstruação atrasar.

teste de gravidez

Leia as instruções

Ao comprar o teste, a mulher deve verificar se a embalagem está lacrada, em perfeitas condições e dentro do prazo de validade. Depois, é necessário ler com cuidado todas as instruções para que o manuseio do kit seja correto e não comprometa o resultado. Geralmente, os testes vem com uma tira sensível e um copinho, em que a mulher deposita a urina para depois inserir a tira. Caso apareça uma segunda linha, o resultado deu positivo.

Alguns, a mulher já urina em cima do próprio teste e também aguarda o aparecimento de uma segunda linha. Porém, cada teste é diferente, então leia as instruções com muita atenção.

Se a mulher realizou o teste e deu negativo, não é motivo para desanimar. O que ocorre é que, mesmo estando grávida, seu corpo ainda não apresenta a quantidade de hCG detectável pelo teste. Aí, é só esperar mais alguns dias e, na ausência da menstruação, realizar um segundo teste.

Exame no laboratório

Muitas mulheres ficam receosas com os testes de farmácia e partem logo para o exame de detecção de gravidez realizado em laboratório. O exame em laboratório também é feito para confirmar o resultado positivo do teste de farmácia.

teste

O exame em laboratório também detecta o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG), seja na urina ou no sangue. O exame de sangue, chamado de beta hCG, pode ser qualitativo (detecta ou não a presença do hCG) ou quantitativo (detecta a quantidade de hCG). Ele é mais preciso que o teste de farmácia.

O seu médico pode prescrever o exame de sangue para descobrir se você está grávida, mas em muitos laboratórios é possível fazer esse exame sem a indicação do médico. Informe-se na sua cidade.

Se os testes de gravidez deram negativo e sua menstruação ainda não deu as caras, marque uma consulta com o ginecologista. Ele irá pedir exames específicos para verificar o que está acontecendo.

Procure o médico

É muito importante que você marque uma consulta com seu um ginecologista assim que diagnosticar a gravidez. O médico dará início ao pré-natal, com exames e orientações para acompanhar mês a mês a sua saúde e o desenvolvimento de seu bebê.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



1 comentário

  1. Quelly Nickki

    gostei

Comente!




*Campos obrigatórios