Teste de Ovulação

Conheça alguns métodos para descobrir se você está ovulando

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Quero Engravidar

Quando bate o desejo de engravidar, a mulher parte para as tentativas, mas nem sempre consegue o tão sonhado positivo nos primeiros meses. Isso porque são vários fatores que devem ser considerados para que ocorra a fertilização.

É claro que é importante que o casal tenha relações sem se preocupar com datas para que a ansiedade não atrapalhe. Mas, caso haja um desejo de se engravidar logo, é bom prestar atenção no calendário e concentrar as tentativas no período fértil, que pode ser calculado de acordo com a data da ovulação.

método de medir ovulação

Mas determinar quando ocorre a ovulação não é tarefa fácil. Para as mulheres com ciclos regulares, de 28 dias, é só contar 14 dias depois do primeiro dia da menstruação. Já para quem apresenta ciclos irregulares, deve-se fazer uma média da duração dos últimos três ciclos e considerar que a ovulação acontece no meio desse período. Para dar uma margem maior, é calculado o período fértil, que engloba três dias antes e três dias depois da ovulação.

Mas para auxiliar as mulheres a descobrir quando estão ovulando existem os testes de ovulação. A mulher pode fazer o teste de ovulação por conta própria (caseiro) ou comprar os que são vendidos em farmácias.

É possível descobrir o período de ovulação observando o muco cervical, uma secreção vaginal que fica mais espessa, transparente e elástica quando a ovulação está se aproximando. Fica bem parecida com uma clara de ovo. Percebeu o muco com essas características? Então é hora de investir nas tentativas.

Testes de farmácia

aparelho reprodutor feminino

Com 98% de precisão e muito fácil de ser realizado é o teste de ovulação de farmácia ou teste de fertilização, disponível em várias marcas, dentre elas Clearblue, Confirme e Bioeasy. Custam entre R$ 25 e R$ 45 e podem ser feitos em qualquer lugar que tenha um banheiro.

Os testes detectam o aumento da produção de hormônio luteilizante (LH), que é produzido pelo organismo feminino no período da ovulação.

Como utilizar? Primeiramente é necessário comprar um teste com embalagem em boas condições e que esteja dentro do prazo de validade. Depois, a mulher deve ler com atenção as instruções. Em geral o teste é feito com a urina, mas existem testes de ovulação que são feitos com a saliva. Quando é feito com a urina, pode ser o teste de caneta ou de tiras (a embalagem vem com 5 tirinhas).

Nos testes de caneta, a mulher urina em cima da caneta e algum sinal aparece indicando que nos próximos dias ela irá ovular. Com os de tiras, a mulher mergulha a tira em um copinho com a urina e se aparecer uma tira na mesma cor ou mais forte também indica ovulação próxima. Tudo deve ser feito esperando os tempos corretos descritos pelo produto.

Acompanhamento Médico

Quando a mulher decide que quer ter um filho, é necessário procurar um médico que vai dar todas as orientações. Se a mulher demorar para ficar grávida, mesmo utilizando os testes de ovulação, ela deve relatar ao médico que irá pedir exames para verificar sua ovulação.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios