Tudo Sobre o Cordão Umbilical

Tire todas as suas dúvidas sobre o cordão umbilical

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Bebês, Recém Nascidos

Como cuidar do cordão umbilical do bebê é uma das primeiras e principais dúvidas das mamães, afinal se não forem tomados os cuidados necessários ele pode inflamar ou até mesmo infeccionar.

Mas é tão difícil cuidar do cordão umbilical assim? Não! Só é necessário paciência, delicadeza e muita atenção!

cordão umbilical

O que é o cordão umbilical e para que ele serve?

O cordão umbilical é o elo entre a mãe e o bebê, enquanto ele ainda está no útero, em formação. Ele liga o estômago da criança à placenta da mãe, que é responsável pela passagem de ar e alimentos para o bebê.

Após o parto, o cordão umbilical do bebê é cortado, deixando-se aproximadamente um resto entre 2 e 3 cm de comprimento. Esse resto de cordão umbilical é chamado de coto umbilical. Quando o coto umbilical do bebê cair e a ferida cicatrizar, no lugar ficará o umbiguinho do bebê.

Cortar o cordão umbilical após o parto e cuidar dele dói?

Mamãe, fique tranqüila! Tanto o corte como os cuidados que são necessários no cordão umbilical não provocam nenhum tipo de dor no bebê.

Quanto tempo demorará para o cordão umbilical do bebê cair?

  • O cordão umbilical do bebê (ou coto umbilical) demorará quase um mês para cair totalmente. Esse tempo varia de bebê para bebê, portanto não se preocupe!
  • A média de tempo é entre 10 dias e 21 dias. Nesse período você notará que o coto ficou mais seco e preto. Isso é natural.
  • Depois que o coto umbilical cair, poderá ficar uma pequena ferida no lugar. Se for o caso do seu bebê, é necessário manter os cuidados de higiene, para que a ferida cicatrize eficazmente e corretamente.
  • Caso seu bebê tenha mais de 21 dias e o cordão umbilical não tenha secado e caído, procure o pediatra de seu bebê para verificar se está tudo bem.

Cuidados com o cordão umbilical do bebê

menino recém nascido

Muitas mamães têm medo de machucar o bebê ao cuidar do cordão umbilical. Apesar de parecer muito delicado (e é mesmo!), lembre-se que o bebê não sente dor no cordão umbilical.

Os principais cuidados a serem tomados são relacionados a higiene, e são bem simples:

  • Lave sempre as mãos para cuidar de seu bebê: Ele ainda não possui imunidade aos vírus e bactérias que existem no ambiente e em suas mãos, portanto, sempre lave bem as mãos antes de começar a cuidar de seu bebê!
  • Higienização correta do cordão umbilical: Utilize cotonete e álcool 70% (comprado em farmácias) para limpar o cordão umbilical de seu bebê. Passe delicadamente o cotonete umedecido no álcool na base do cordão. Você estará desinfectando o coto umbilical.
  • Deixe o cordão umbilical secar naturalmente: Para cair e cicatrizar, o cordão umbilical precisa secar. Portanto, deixe-o secar naturalmente.
  • Dobre a fralda para não ficar em cima do cordão umbilical: Dobre a fralda do bebê, para deixar o cordão livre para secar naturalmente e para não ficar pressionado.
  • Na hora do banho: Utilize sabão neutro e água filtrada para o banho do bebê.
  • Esqueça as faixas: Nada de prender o cordão umbilical do bebê com faixas ou outros acessórios.
  • Secreção e sangue: Caso a região envolta do cordão umbilical fique avermelhada, inchada ou tenha muita secreção ou sangue, procure imediatamente o médico.
Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios