Tudo Sobre o Leite Materno

O leite materno é imprescindível para que o recém-nascido cresça com saúde física e mental, pois contém todos os nutrientes necessários para o fortalecimento do seu sistema imunológico.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Até 1 Ano, Bebês

O leite materno é o melhor alimento para o seu bebê, pelo menos até os 6 meses de idade. Esse líquido produzido pelo seu corpo é rico em nutrientes e vitaminas que o seu filho necessitará para fortalecer o seu sistema imunológico. Além disso, quando a mãe amamenta o seu bebê, cria um laço de afeto inconfundível e duradouro, o que faz a criança crescer mais segura e forte. E o melhor: a natureza é tão sábia que o leite se adapta conforme as necessidades das crianças e, por isso, nenhum leite materno é igual. Se você pensa em não amamentar a sua criança, veja tudo sobre o leite materno para mudar de ideia imediatamente:

tudo-sobre-o-leite-materno

O Colostro

Dentro das primeiras 72 horas após o nascimento do bebê, o corpo materno produz o colostro, primeiro leite, que é de aspecto amarelado e grosso, saindo em pequenas quantidades. Porém, é cheio de nutrientes e anticorpos que a criança precisará nessa fase tão delicada de sua vida. Por isso, também é conhecido como a primeira vacina do seu filho, pois o protegerá contra infecções e doenças perigosas nessa idade. O colostro ainda é rico em nutrientes que o ajudam a crescer com saúde e força, estimulando o seu intestino e preparando-o para digerir o leite maduro, impedindo-o de absorver as proteínas não digeridas. E para finalizar, ele é laxativo, o que o ajuda a eliminar o mecônio, ou seja, as suas primeiras fezes.

O Leite Maduro

Dentro de 2 ou 3 semanas, a aparência e a composição do leite mudam, assim como a sua quantidade, que aumenta. Ele possui todos os nutrientes que o recém-nascido precisa para crescer saudavelmente. Embora tenha a aparência mais clara que o de leite de vaca, parecendo mais fraco, não se preocupe. Em sua composição há bastante água, o que é imprescindível para o seu bebê. Ademais, não contém impurezas, é fresco e fornecido na temperatura ideal, podendo ser facilmente digerido pelo seu filho. Portanto, se você consegue produzi-lo naturalmente, para quê se distorcer para comprar leites caros e preparar a mamadeira sempre que preciso?

Mudança na Composição do Leite Materno

Se você retirar leite dos seios para analisá-lo, perceberá que, inicialmente, ele possui tons de cinza e é aguado e, no final, torna-se branco. Isso porque primeiro, ele nutre o recém-nascido com proteína, minerais, água e vitaminas e, para terminar, com gordura, que servirá como fonte de energia. É por isso que é importante não interromper a mamada, ela deve terminar espontaneamente, ou o seu filho poderá não receber todos os nutrientes necessários para a sua saúde.

Até Quando Amamentar?

Essa é uma pergunta frequente entre as mães, principalmente daquelas de primeira viagem. Até os 6 meses de vida, esse deve ser o único alimento do bebê, já que o leite materno fornecerá todos os nutrientes necessários para uma vida saudável. Sendo assim, nada de chás ou sucos nessa fase. Depois desse período, você já poderá inserir sucos de frutas e legumes naturais, chás e um pouco de frutas e legumes amassados, mas ainda poderá complementar a alimentação com o leite materno por até pelo menos 1 ano. Após essa idade, ainda há crianças que pedem o leite, que pode ser dado, pois ele é cheio de vitaminas, o que aumentará a sua imunidade e, consequentemente, seu filho terá menos probabilidades de ficar doente.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios