Ultrassonografia Transvaginal

Veja como o exame é realizado e sua importância para o pré-natal

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Exames, Saúde

Muitas mulheres ficam preocupadas quando o médico pede o ultrassom transvaginal, também chamado de intravaginal. Saiba que o exame é muito simples e de vital importância para a saúde do órgão reprodutor feminino. Por meio dele, o médico consegue confirmar e acompanhar a gravidez (pré-natal), além de detectar miomas, endometriose, cistos no ovário e câncer. Além disso, auxilia nos tratamentos de reprodução assistida.

É um exame de imagem que, por meio do eco produzido pelo som, permite a investigação o aparelho reprodutor da mulher, visualizando o útero, ovários e trompas. Para a realização desse ultrassom, o médico introduz uma sonda, coberta com um preservativo e com gel lubrificante na vagina. As imagens são enviadas, via computador, para uma tela. Hoje, esses exames estão muito modernos, com alta qualidade de imagem e resolução.

ultrassom

Não é necessária nenhuma preparação para a realização dessa ultrassonografia. É recomendado que a mulher esvazie a bexiga antes do exame.

Na gestação

Para as gestantes, o exame detecta os primeiros indícios de gravidez, mostrando o saco gestacional depois de uma semana ou dez dias do atraso da menstruação. É difícil segurar a emoção quando a mulher visualiza o primeiro sinal do seu bebê. Muitos médicos pedem que a mamãe leve um DVD para poder gravar esse momento e mostrar para toda a família.O ultrassom transvaginal acompanha a gestação no primeiro trimestre, mostrando de quantas semanas está a gravidez ou apontando se é uma gravidez de múltiplos (gêmeos, trigêmeos…). Avalia ainda o aspecto do colo uterino, se há malformação do feto ou alguma alteração cromossômica por meio da investigação de translucência nucal, que mede a espessura da nuca do bebê.

Saiba que o exame não traz nenhum risco ao feto, pelo contrário, é uma garantia de que ele está se desenvolvendo bem.

Na reprodução assistida

transvaginal

O ultrassom transvaginal ajuda o médico em todas as fases do tratamento de reprodução assistida: primeiramente para a avaliação do órgão reprodutor da mulher, no meio do tratamento e, por último, para saber se a fertilização aconteceu. O médico consegue analisar se os folículos (pequenas bolsas que guardam os óvulos) estão crescendo e o momento em que vão expelir os óvulos. Assim pode precisar qual será o momento ideal para que seja feita a fertilização.

Mesmo em mulheres que não estão em tratamento, o médico pode pedir o ultrassom para saber como ela está ovulando, se está ovulando todos os meses, dentre outros aspectos. Com o resultado em mãos, o médico consegue orientar a mulher que quer engravidar sobre os prováveis dias de seu período fértil.

Na consulta de rotina

Em situações específicas, na consulta ginecológica de rotina, o médico pode pedir o ultrassom transvaginal. Na maioria das vezes, o exame feito enquanto a mulher não está menstruada, mas dependendo do que será investigado ele pode pedir o exame nos dias da menstruação. Quando a mulher entra na menopausa, o exame também é solicitado.

Se o seu médico verificar a necessidade de realização da ultrassonografia transvaginal e você estiver preocupada, tire todas as suas dúvidas no consultório!

4 comentários

  1. alexandra (03/06/2013)

    fiz laqueadura apos duas gravidez ectopicas uma em 2002 do lado esquerdo outra em 2010 do lado direito e a minha menstruaçao ate com essas gravidez sempre foi regulada com ciclo de 28 dias e so atrasou uma vez a 17 anos atras quando tive minha filha e nas gravidezes ectopicas a menstruaçao veio normal sem nem um dia de atraso agora depois de tanto tempo ela esta á 1 mes e uns dias sem vir pois a ultima vez q eio foi em 14 de abril e nao veio mais sera q posso estar gravida? to com muito medo ja fiz teste farmacia um deu positivo outro negativo o q sera eu devo fazer um ultrssom?

  2. Liliam Alessandra Justo (29/01/2014)

    Eu retirei meu útero, em 2013. QUERO SABER, SE PRECISO FAZER, O PAPA NICOLAU, OU SE FAÇO ULTRASONOGRAFIA, TRANSVAGINAL, DE 6 EM 6 MESES.POR FAVOR, ESTOU, COM DÚVIDAS E PEÇO, QUE VOCÊS ME ORIENTEM, NESTE CASO?

  3. RAYDANNE (16/10/2014)

    QUERO SABER SE EU SOU LIGADA PQ MINHA MESTRUACAO TA ATRASADA

  4. RAYDANNE (16/10/2014)

    FIZ A LAQUIADURA I AGORA TO SENTINO SITOMAS DE GRAVIDEZ

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.