Usar ou Não Usar Cinta no Pós-Parto?

Usar a cinta no pós-parto de forma errada pode prejudicar a recuperação de seu corpo, aprenda a utilizar da forma correta!

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Parto

Após o nascimento do bebê, muitas mamães enfrentam um verdadeiro dilema: usar ou não usar a cinta pós-parto?

cinta modeladora

O que acontece com seu corpo depois que o bebê nasce

O seu corpo demora nove meses para chegar ao final da gestação, quando chega a seu ponto máximo. Durante esses noves meses ele passa por diversas adaptações e variações hormonais que permitem o funcionamento ideal e proporcionam uma gestação saudável.

Após o parto, é natural que seu corpo comece a voltar ao que era antes de você engravidar. É natural também que você fique ansiosa e com dúvidas se ele vai mudar ou não, se ele vai voltar ou não. Mas, acredite: ele vai! O tempo que ele vai demorar para voltar, no entanto, varia de mulher para mulher.

Logo após o nascimento do bebê, a mulher passa por uma queda brusca de hormônios e existe também a variação física: aquele barrigão vai aos poucos desaparecendo e algumas outras situações podem ser notadas. Algumas mulheres relatam, por exemplo, que sentem seus órgãos um pouco mais soltos do que antes do parto. Isso pode causar um certo incômodo à mamãe, pois é uma sensação nova e estranha.

É para evitar esse tipo de sensação e também acreditando que vai ajudar a voltar a ter o corpo de antes da gravidez que muitas mamães optam por usar a cinta no pós-parto. Mas será que o uso da cinta é o melhor para seu corpo?

Verdades e Mitos do uso da cinta no pós-parto

Antigamente era natural que os médicos orientassem as mamães a usar a cinta no pós-parto para que a recuperação de seu corpo fosse mais rápida. Hoje em dia, essa orientação não é mais tão fortemente indicada.

Um dos motivos que levam os médicos muitas vezes a desaconselhar o uso da cinta no pós-parto é o uso incorreto da cinta.

A cinta fará uma compressão no abdômen da mamãe. Embora muitas mulheres achem que quanto mais apertado a cinta for mais rápido elas vão emagrecer e voltar ao seu corpo ideal, essa informação é um mito. A cinta não vai ajudar a barriga a diminuir e não vai fazer com que a mulher recupere seu corpo.

O tempo para recuperação do corpo dependerá do próprio metabolismo da mulher, que depende de seus genes, algo que não se pode controlar.

Além disso, se a cinta estiver muito apertada ela pode atrapalhar a recuperação do corpo, ao invés de ajudar. Isso se dá, pois os órgãos estão mais sensíveis e eles vão demorar um certo tempo para se organizar novamente no espaço dentro da barriga da mulher (que agora tem muito espaço já que o bebê não está mais lá!).

medidas pós parto

Como usar a cinta no pós-parto corretamente

Caso você se sinta mais segura utilizando a cinta, basta utilizá-la com bom senso e da forma correta. O primeiro passo é consultar seu médico e pedir orientação. Se você tiver com sangramento ou dores, evite o uso da cinta. Utilize a cinta por no máximo duas semanas e poucas horas por dia. Não a utilize muito apertada, se sentir dor ou estiver com dificuldade para respirar. Não faça exercícios físicos com a cinta ou force sua coluna.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios