Vale a Pena Contratar uma Doula para Acompanhar O Parto?

As doulas são acompanhantes de parto que proporcionam maior segurança, bem estar e conforto para as mamães

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Parto

A hora do parto é uma experiência única para a mamãe e para o bebê. E é natural que a mamãe tenha muitas dúvidas, medos, ansiedade e receio. É nessa hora tão única e marcante de sua vida que a companhia de uma doula pode fazer toda a diferença!

reta final da gravidez

O que é

As doulas são mulheres que oferecem serviço de acompanhamento às parturientes. A presença da doula não elimina ou impede a presença de um acompanhante familiar na hora do parto, do pré-natal ou do pós-parto, no entanto, a doula faz um serviço complementar de companhia para que a mamãe se sinta ainda mais segura nesse momento inesquecível de sua vida.

Enquanto a equipe médica se ocupa no atendimento hospitalar à parturiente, a doula fará a assistência que ela precisa. Isso significa que enquanto o seu obstetra se ocupa em promover o parto saudável e seguro, as enfermeiras atuam com ele, o pediatra cuida do bebê recém nascido, a doula cuida do seu bem-estar.

A doula será responsável por dar apoio, conforto e passar segurança para a parturiente, motivando-a, esclarecendo dúvidas que ela possa ter e atendendo às suas necessidades. A doula será a uma verdadeira companheira, uma espécie de porto seguro para a mamãe.

Em que casos é indicado seu trabalho

A doula pode ser contratada para acompanhar qualquer mamãe durante seu parto, independente se será parto normal ou parto cesárea. É altamente aconselhável que se contrate uma doula para acompanhar o final da gestação enquanto se faz os preparativos de pré-parto, durante o parto e até mesmo durante alguns dias no pós-parto, pois com seu suporte as mamães se sentirão mais seguras nessa deliciosa nova fase de sua vida.

Devido à qualidade do atendimento e ao resultado positivo da atuação das doulas junto às parturientes, o próprio Ministério da Saúde aconselha que a doula acompanhe o parto.

Pesquisas recentes que apontam que com a atuação das doulas houve:

  • Aumento das taxas de parto normal
  • Redução do tempo de trabalho de parto e necessidade de analgesia
  • Maior satisfação com a experiência do parto
  • Redução da incidência de depressão pós-parto
  • Diminuição de ansiedade e baixo auto-estima da mamãe
  • Melhor interação entre mamãe e bebê
  • Maior sucesso durante amamentação

Como funciona o serviço?

O serviço da doula começa na preparação do pré-parto. Ela poderá orientar à mamãe sobre o parto ideal e esclarecer todas as dúvidas sobre o parto e o período pós-parto. Poderá também auxiliá-la com alongamentos e exercícios respiratórios. Esse contato é feito através de aulas.

Durante o parto, a doula auxilia a mamãe, oferecendo-lhe o máximo de conforto e apoio. Ela também facilita a comunicação entre a equipe médica e a mãe. Apesar de muito importante, a doula não realiza intervenções médicas, apenas de suporte.

No pós-parto a doula visita a mamãe e o bebê, orientando sobre amamentação e cuidados com o bebê.

escolher doula

Quanto custa?

Os valores cobrados por uma doula são bastante variáveis. Algumas cobram em torno de R$ 300, outras chegam aos R$ 1000,00. Encontre uma doula que te passe segurança e confiança, seu parto será muito mais fantástico e tranquilo!

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios