Variação de Humor na Gestação

Saiba que é normal a grávida ir do riso ao choro sem qualquer motivo

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez, Semana a Semana

Você acorda toda radiante, faz mil planos para o seu dia, mas à tarde já está desanimada e, ao anoitecer, fica irritada por qualquer coisinha. Em alguns momentos, percebe que chora por qualquer coisa ou fica entusiasmada com um simples passeio. Se você se reconheceu nessa situação e está grávida, não há com o que se preocupar: as variações de humor são características da gravidez.

grávida brigando

Mas por que isso acontece?

Grande parte da culpa é dos hormônios, a progesterona e o estrogênio, que deixam tudo “arrumado” no corpo da mulher para ela carregar o embrião. Quando ocorre a fecundação e durante toda a gravidez, há um aumento na produção desses hormônios. Na verdade, são esses mesmos hormônios que deixam muitas mulheres irritadas na TPM (tensão pré-menstrual).

Não são só os hormônios

Porém, além dos hormônios, outros fatores colaboram para mudanças bruscas de humor nas gestantes: os constantes enjoos, vômitos e cansaço, além dos inchaços e dores nas costas também não são nada agradáveis e chateiam qualquer mulher, mesmo aquelas que sempre sonharam com a maternidade.

Há ainda os fatores psicológicos, deixando a mulher com vários questionamentos: como será a minha vida depois do nascimento do bebê? E meu relacionamento? O que vai acontecer com a minha carreira? Como ficarão as questões financeiras: conseguirei arcar com tudo?

Além disso, a grávida fica muito ansiosa, com medo e se preocupa constantemente com o desenvolvimento do bebê: ela sabe que é uma responsabilidade muito grande gerar uma nova vida dentro de si.

A gestante vai sofrer mais no primeiro trimestre, em que o corpo está se adaptando a todos as mudanças e também no finalzinho da gestação com a proximidade do nascimento do bebê.

Como lidar com as fortes emoções?

  • Esteja bem informada sobre todas as mudanças que o seu corpo vai passar, assim fica mais fácil administrar cada etapa da gestação.
  • Converse com o seu parceiro sobre o assunto e diga para ele ter paciência, porque certamente seus nervos vão ficar à flor da pele em algumas situações.
  • Converse com as amigas ou familiares que já tiveram filhos, troque experiências e tire as suas dúvidas.
  • Se perceber que não está em um dia bom, fique em casa e tente relaxar. Leia uma revista e coloque uma música bem calma para ajudar.
  • Faça passeios, principalmente em contato com a natureza: que tal caminhar no parque?
  • Se você está chorando com facilidade, deixe de assistir filmes dramáticos ou notícias de violências na televisão, por exemplo.
  • Não fique se culpando por estar assim: tenha em mente que isso faz parte da gravidez.

grávida enraivecida

  • Tenha uma alimentação equilibrada.
  • Pratique atividades físicas, de acordo com a liberação do médico.
  • Nas consultas do pré-natal, esclareça todas as suas dúvidas com o obstetra para se certificar que tudo está correndo bem.

Será que é uma simples variação de humor?

Se você perceber que a irritação e desânimo não passam, converse com o seu médico e veja se é necessária uma ajuda especializada. Muitas mulheres podem ficar deprimidas durante a gestação, o que requer tratamento.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



1 comentário

  1. samara

    depois da mnha menstruaçao no dia 1 d novembro tive relação sexuais todos os dias praticamente com meu noivo e estou sentindo leves cólicas tontura enjoo estou muito inchada muito cansaço e sono e esta vindo muito corrimento as vezes marrom claro e as vezes branco….
    posso estar gravida???

Comente!




*Campos obrigatórios