Vontade de Comer Doce Durante a Gravidez

Dizem os supersticiosos que a vontade de comer doce significa que o bebê é menina, porém, cuidado com esses desejos, ou ficará obesa.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez

Uma cena clássica da gravidez é a mulher se voltando para o marido, que dorme, e cutucando-o para acordá-lo, dizendo a famosa frase: “Amor, estou morrendo de vontade de comer… “ E lá vai o paizão, todo cansado, levantar-se para sair em busca do alimento tão desejado pela mãe do seu filho… O problema é quando essas vontades são estranhas, como quiabo com sorvete, jiló com catchup ou jaca com amêndoas! E se ele não achar? Será que o bebê nascerá com cara de algo estranho ou terá uma marca de nascença naquele formato? O que esses desejos querem dizer? Se você sente vontade de comer doce durante a gravidez, saiba o que pode ser:

vontade-de-comer-doce-durante-a-gravidez

Será Que é Menina?

De acordo com os conhecimentos populares antigos, quando a mulher sente muita vontade de comer doces durante a gravidez, significa que o bebê é uma menina. Será verdade? Conforme obstetras, essa fala é apenas superstição, pois não há uma maneira de identificar o sexo da criança somente pelos desejos da mãe, afinal, eles podem surgir devido às inúmeras alterações hormonais pelas quais ela está passando, por alguma falta nutricional, pela ansiedade excessiva comum à sua situação ou até mesmo por ela precisar de um pouco mais de carinho… Portanto, não acredite nessas crenças populares. Faça um ultrassom e tenha certeza do sexo do seu bebê.

Mas Por Quê Tanta Vontade de Engolir Doces?

Essa vontade maluca de comer doces está relacionada à ansiedade comum às grávidas, que temem pela saúde do seu filho, pela dor do parto e sofrem por inúmeras outras dúvidas e expectativas que começam a rondar a sua cabeça. Além disso, há mudanças fisiológicas e hormonais, que deixam as futuras mamães em estado de pânico. E como o açúcar e as massas dão uma sensação deliciosa de prazer e de alívio, mesmo que passageiro e discreto, as grávidas passam a atacar esses alimentos. Algumas, inclusive, usam como desculpa a frase: “Agora, preciso me alimentar por 2, o bebê suga todas as minhas energias!” No entanto, cuidado para não se iludir e sofrer de problemas de saúde, pois o açúcar pode causar diabetes e sobrepeso no bebê.Coma com moderação ou escolha outros alimentos para substituí-los, como frutas e sucos naturais!

Por Quê Não Devo Engordar Muito?

Embora muitas grávidas pensem que devam comer em dobro para nutrir o bebê, essa não é a recomendação médica, pois engordar excessivamente leva a tristes consequências: diabetes, problemas cardiovasculares, sobrecarga dos ossos e das articulações e o pior, complicações na hora do parto, já que os bebês de mães diabéticas normalmente nascem maiores que os demais. Portanto, você não deve comer mais enquanto estiver grávida, mas sim, mais qualidade, ou seja, invista nas frutas, nos legumes, nas verduras, nas sementes e nos grãos integrais, pois esses alimentos nutrirão tanto você, que terá uma excelente saúde, quanto o seu bebê, que nascerá lindo e cheio de vida.

E o Quanto Posso Comer Então?

Não que você deva continuar comendo a mesma quantidade de quando não estava grávida, mas a sua dieta deve ser de 2000 a 2200 calorias, próximas das 1800 a 2000 de quando não era gestante. Entretanto, depois do sexto mês, essa margem pode ser aumentada para até 2500 calorias, contanto, como escrito acima, que seja com alimentos de qualidade. Dessa forma, temos que as mães que estão em forma somente deverão adequar a sua dieta enquanto as obesas precisarão fracionar a sua alimentação durante o dia e retirar os alimentos muito calóricos do seu cardápio, optando por comidas saudáveis e, de preferência, caseiras, afinal, não é apenas o açúcar e o carboidrato que fazem mal, mas o sódio contido em alimentos processados também.

Patrícia Ribeiro

Autora

Patrícia Ribeiro é mamãe 24h por dia de dois filhos maravilhosos e dedica seu raro tempo livre à compartilhar suas descobertas com outras mamães.



Comente!




*Campos obrigatórios