Vontade de Comer Salgado Durante a Gravidez

Devido a alterações hormonais e déficit de nutrientes, as grávidas sentem desejos malucos ao longo da gestação.

Artigo publicado por Patrícia Ribeiro nas categorias: Gravidez

As vontades estranhas estão entre os maiores estereótipos da gravidez: tijolo com sorvete, jiló com chocolate, sabão em pó com sabonete, feijão com melancia, bacon com sorvete, banana com catchup entre outras costumam deixar os maridos e os médicos loucos. Embora muitas pessoas acreditem ser manha de gestante, essas vontades podem ser causadas pelas inúmeras mudanças hormonais, pelo estado psicológico da mulher ou por alguma deficiência nutricional. Se você está grávida e sente vontade de comer salgado, saiba os motivos dos seus desejos:

vontade-de-comer-salgado-durante-a-gravidez

Será Menino ou Menina?

De acordo com a crendice popular, quando a grávida sente vontade de comer salgado durante a gravidez, é sinal de que o bebê é um menino. No entanto, não há comprovações científicas e os médicos pedem para que as mamães não se tornem esperançosas, afinal, poderão ter surpresas quando finalmente descobrirem o sexo da criança. Antigamente, quando não existia o ultrassom e era necessário aguardar pelo nascimento do bebê, as pessoas criavam as suas suposições, que estavam relacionadas aos desejos alimentares (salgados para meninos e doces para meninas), ao formato da barriga (pontuda é sinal de menino e larga, de menina) e até mesmo aos enjôos (sem enjôo é menino e com enjôo, menina). Porém, não se deve acreditar nelas, pois não há provas concretas de que realmente acontece. Vale fazer um ultrassom para ter certeza do sexo do bebê.

Por Quê Grávidas Sentem Desejos?

Durante a gravidez, o organismo feminino sofre diversas mudanças e transformações hormonais, responsáveis por mudar os seus corpos, o seu estado psicológico e até mesmo, o seu paladar por causa dos famosos enjôos. Dessa forma, essa não é uma maneira da gestante chamar a atenção porque está carente, como muita gente pensa. É comum que sintam vontade de misturar doces com salgados, que queiram experimentar algo de que nunca gostaram antes e até que tenham o desejo de comer o que não é comestível como sabão, sabonete, tijolo, terra ou pasta de dente. Alguns especialistas crêem que essas vontades podem estar relacionadas a alguma deficiência nutricional da mãe, porque assim como acontece com os animais, que procuram pelas plantas certas quando estão doentes, as grávidas também buscam pelo que as possa nutrir adequadamente.

Quando as Vontades Aparecem?

Do mesmo modo que algumas mulheres não sentem desejo estranho algum durante a gravidez, outras o têm logo no início ou no meio da gestação. Ou seja, não existe uma regra para que as mulheres sintam suas vontades, pois cada gravidez é uma. Mesmo uma mesma gestante pode sentir desejos diversos em outras gravidezes ou não sentir nenhum em alguma delas. No primeiro trimestre, é comum sentir o desejo de se alimentar de carboidratos como arroz, massa e batata, principalmente doces e é por isso que grande parte das gestantes teima em colocar açúcar em tudo, mesmo que seja salgado! A explicação é que, como os carboidratos podem ser facilmente digeridos, não ficam tanto tempo parados no estômago, o que evitaria os terríveis refluxos causados pela acidez do sistema digestivo. Entretanto, o efeito pode ser o oposto, já que os doces contêm muita gordura e são de difícil digestão, não podendo servir de alimento para quem sofre de azia.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.